Aprovados na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada têm até o dia 6 para realizar a matrícula

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a lista dos convocados em chamada regular está disponível na página Ingresso UFMS. Para garantir a vaga, os aprovados devem realizar a matrícula on-line a partir desta sexta-feira, 2. O prazo termina no dia 6 de fevereiro.

Os ingressantes devem acessar a página de matrículas, preencher o Cadastro do Estudante e o Perfil Acadêmico e anexar todos os documentos solicitados no edital de convocação, de acordo com cada modalidade de inscrição. Neste ano, a UFMS oferta 2.063 vagas no SiSU, em 121 cursos de graduação, para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas para o Ensino Superior.

Os candidatos que não foram aprovados na 1ª chamada, têm até o dia 7 de fevereiro para manifestar interesse em preencher as vagas remanescentes no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera poderá ser utilizada durante o ano todo pelas instituições de educação superior, preenchendo eventuais vagas não ocupadas na chamada regular.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Anderson Viçoso de Araújo, explica que a listagem não é divulgada pela UFMS, e sim pelo próprio SiSU. Todas as próximas chamadas serão realizadas pela Universidade, a partir da lista de espera recebida pelo sistema do MEC.

“Todos devem ficar atentos aos prazos, aos editais e depois aproveitar toda a nossa Universidade. Nós da UFMS ficamos muito felizes com este momento! É lindo ver a alegria dos estudantes ingressando na maior Universidade do estado, sonhando em uma mudança de vida”, destaca o diretor.

Confira o edital com a convocação aqui.

SiSU

O SiSU reúne vagas ofertadas por Instituições Públicas de Ensino Superior de todo o Brasil. Podem pleitear as vagas os candidatos que prestaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Em 2024, o programa oferta 264.181 vagas em todo o país, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições, e é realizado em apenas uma edição. A classificação dos candidatos será feita conforme o desempenho no Enem, primeiro na modalidade de ampla concorrência, seguida pela reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Dessa forma, caso o candidato tenha pontuação suficiente na primeira modalidade, abre espaço para que os demais inscritos possam disputar as vagas reservadas.

Fonte: UFMS – Por: Agatha Espírito Santo
Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias