O Ministério de Saúde rebateu, na segunda-feira (5), os boatos sobre o uso de ivermectina para tratar a dengue e afirmou que a medicação é ineficaz no combate à doença.
“A narrativa falsa foi divulgada em alguns perfis de profissionais da saúde, inclusive com repercussão na mídia, mas sem nenhum dado ou fonte que comprove a afirmação”, disse a pasta.
“A ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença” afirmou.
De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o tratamento para dengue é baseado principalmente na reposição volêmica adequada nos casos mais graves (hidratação por via intravenosa), considerando sempre qual o sorotipo da doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Repouso, hidratação por via oral e uso de paracetamol ou dipirona para combate da dor e da febre também são recomendados. O ácido acetilsalicílico (aspirina) não deve ser usado.
O Brasil enfrenta uma alta significativa de casos de dengue. Até o momento, o país tem 345.235 casos prováveis de dengue e já registrou 36 mortes pela doença neste ano.