O município de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atendendo a Resolução n. 179/SES/MS que amplia a oferta de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes. A faixa etária entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Inicialmente, o público-alvo eram crianças de 10 a 11 anos de idade.
A resolução mantém a recomendação conforme orienta o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue para o ano de 2024.
A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue na população-alvo para a vacinação. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais. A vacinação é considerada uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública para a promoção da saúde, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis.
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.
Todas as unidades de saúde da zona urbana estão com doses disponíveis das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na quarta e sexta haverá horário estendido até as 9 horas.
No sábado, todas as unidades de saúde estarão oferecendo a vacina para esta faixa etária das 8h às 11h, bem como o ESF Rural, no Boqueirão e no Assentamento Recanto do Rio Miranda.
Fonte: PMJ – Foto: Divulgação