Parque da Ciência da UFMS abre agendamento para visitas guiadas

Imagem: Divulgação UFMS
Imagem: Divulgação UFMS

O Parque da Ciência da UFMS reabriu o o agendamento para a visitação na Cidade Universitária. As visitas guiadas começam em abril e são abertas para estudantes, técnicos-administrativos, docentes e comunidade externa, sendo necessário um grupo de pelo menos 10 pessoas. Crianças e adolescentes podem participar, desde que acompanhados por um responsável. 

Os grupos serão guiados por monitores durante todo o período de apresentação. As visitas ocorrem em duas etapas, sendo que no primeiro momento será realizada a recepção e apresentação do parque. No Parque da Ciência estão disponíveis 10 monumentos interativos para a utilização do público em geral: a Cadeira de Beuchet, os Espelhos Curvos, o Pêndulo de Newton, o Balanço de Ressonância, o Tubo de Atraso de Som, o Mosaico Interativo, a Alavanca de Arquimedes, o Carrinho sobre Trilhos, os Espelhos Parabólicos de Som, a Geodésica, a Tabela Periódica Interativa e a Tábua de Galton. 

Na segunda etapa da visita, os participantes são guiados até os espaços abertos ao público externo na Cidade Universitária, como os laboratórios de Química, o Museu da Anatomia, a Galeria de Artes, entre outros. Toda a atividade tem previsão de até 3 horas de duração. O objetivo da visita é possibilitar aos grupos o aprendizado sobre os conceitos de física e química, além da sua aplicação no cotidiano. 

Para a diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, esse contato com o público é importante para mostrar à comunidade o que a Universidade produz e que é possível ingressar nela. “É importante que as pessoas entendam que a Universidade não está em outra esfera, que tudo o que ela faz volta para a sociedade. Também queremos aguçar nos alunos a vontade de estudar na UFMS, porque nós temos uma universidade pública de qualidade”, ressalta. 

Os agendamentos devem ser realizados com 10 dias de antecedência da data desejada por meio da página. Durante todo o período da visitação, é necessário que os grupos atendam às solicitações realizadas pelos monitores. Caso haja a necessidade de cancelamento, é preciso que ele seja feito em até 4 dias antes da data marcada.

O número máximo de pessoas permitidas por grupo é 50 e será da responsabilidade dos líderes os cuidados com o transporte e alimentação dos integrantes. Em grupos compostos por alunos, é preciso a presença de um responsável da escola, preferencialmente de um professor. Aos interessados, recomenda-se a utilização de protetor solar, bonés e sapatos confortáveis. 

Fonte: UFMS – Por: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias