O ensino é aplicado à saúde humana, animal e vegetal.
Portadores de diploma de graduação podem participar do processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Fotodiagnóstico aplicado à saúde humana, animal e vegetal, com ênfase em Biotecnologia. As inscrições começam nesta segunda-feira, 1º, e seguem até 24 de maio, na página da Pós-Graduação.
O diretor do Instituto de Física, Além-Mar Bernardes Gonçalves, explica como a ciência está se desenvolvendo atualmente e destaca que está cada vez mais interligada e interdisciplinar. “Temos uma grande interação entre pesquisadores de várias áreas, isso ocorre bastante com as pesquisas aqui no Instituto de Física. Proveniente dessa grande interação, surge esse curso de especialização. No caso específico, temos a luz como o vínculo entre as diversas áreas, mas especificamente o uso da interação luz com a matéria para realização de diagnósticos. O curso agrega um grupo de professores de excelência que buscará trabalhar a interação luz-matéria, análise e interpretação de resultados, desenvolvimento de protocolos de diagnóstico e muito mais”.
O professor do Instituto de Física e idealizador do curso, Cicero Rafael Cena da Silva, enfatiza que a especialização tem uma proposta inovadora no país. “O curso oferece uma oportunidade valiosa para os profissionais interessados em explorar os avanços da tecnologia fotônica (que utilizam a luz) e sua aplicação nas áreas da saúde humana, animal e vegetal. Este curso representa um marco significativo na interseção entre a ciência da luz, inteligência artificial e biologia, proporcionando aos estudantes um conjunto de habilidades altamente especializado e em demanda crescente”, reforça.
Ainda segundo o professor Cícero, o curso também se destaca por formar profissionais que podem utilizar técnicas avançadas de espectroscopia óptica, que envolve o uso de luz para acessar informações sobre a material analisado, para investigar e resolver uma ampla gama de questões relacionadas à saúde. “Através do aprofundamento no uso de tecnologias ópticas e métodos de inteligência artificial, os estudantes estarão preparados para enfrentar os desafios complexos presentes na identificação, monitoramento e tratamento de doenças em seres humanos, animais e plantas, sendo capazes de propor projetos e ideias inovadoras para aplicação no tema”, diz.
As atividades do curso serão ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. O valor de investimento no curso é de R$ 2.400, dividido em 12 parcelas, além da taxa de inscrição de R$ 200, com exceção das vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Confira edital completo para saber mais:
Fonte: UFMS – Por: Elton Ricci – Imagem: Divulgação IFMS