Brinquedoteca do Câmpus de Ponta Porã abre inscrições

Imagem: Divulgação UFMS
Imagem: Divulgação UFMS

Estudantes, servidores e colaboradores já podem inscrever filhos ou crianças sob sua guarda para participar das atividades na Brinquedoteca do Câmpus de Ponta Porã (CPPP). Crianças de 4 a 10 anos podem participar de atividades na unidade e as inscrições podem ser feitas até 20 de outubro, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, explica que o espaço foi concebido com o intuito de prover assistência às estudantes, servidoras e colaboradoras que, em suas atividades laborais ou acadêmicas, se encontram na necessidade de trazer seus filhos e filhas para a Universidade em algum período. “Nesse contexto, a Brinquedoteca se configura como um ambiente de brincadeiras, estimulando a criatividade e proporcionando momentos de aprendizado lúdico. Além disso, destaca-se como um espaço de formação para os nossos estudantes, propiciando oportunidades para a integração entre teoria e prática”, diz.

Serão oferecidas três turmas com no máximo seis crianças por período, até oito horas na semana. Uma das turmas é para crianças com 4 a 10 anos, com atividades realizadas nas quartas-feiras, das 8h às 11h. Outra turma é para crianças de 5 a 7 anos, com atividades realizadas nas segundas-feiras, das 14h às 17h. Será oferecida uma turma no turno da noite, das 19h às 21h30, para crianças com 6 a 10 anos. Para abertura da turma no período vespertino é necessário um número mínimo de duas crianças inscritas.

“O atendimento na Brinquedoteca do CPPP iniciou em outubro de 2022, com o intuito de constituir-se como centro de formação e laboratório pedagógico, lugar intencionalmente organizado para promover a relação da criança com os elementos da cultura por intermédio das brincadeiras e dos jogos. Visando, também, assegurar aos estudantes do curso de Pedagogia a aproximação e vivência de experiências lúdicas juntamente as crianças”, comenta a professora do CPPP, Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo.

Segundo a professora, no ano passado, oito crianças participaram das atividades na unidade. No total, 45 estudantes, dos cursos de graduação de Pedagogia e Matemática, planejaram e realizaram rodas de conversas, contação de histórias, teatros, atividades musicais, danças, oficinas de artes visuais, experiências científicas, além da produção de jogos e materiais lúdicos. As atividades foram orientadas, também, pelas professoras Kellys Regina Rodio Saucedo, Natália Cristina de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza e pela estudante Alessandra Gisele Silva Garcete.

“Ao avaliarmos as propostas desenvolvidas destaca-se o envolvimento das crianças, a ampliação do repertório de experiências artísticas e culturais e o contentamento das famílias atendidas, ressaltando a importância do projeto para a aprendizagem e interações sociais de cada criança. Para 2024, nossas metas consistem na continuidade das ações de extensão, ampliação do público interno atendido, socialização das atividades desenvolvidas e apresentação do espaço para comunidade externa”, fala Viviane.

As vagas serão preenchidas observando as seguintes proporções: 50% para filhos de estudantes, 30% de servidores e 20% de colaboradores terceirizados. Ainda, em cada turma, de acordo com a idade, uma vaga pelo menos será direcionada a criança com deficiência. Mais informações sobre o processo de inscrições podem ser obtidas no edital.

A Brinquedoteca é uma ação dos programas Se cuide, te amo: uma ação do coração da UFMS e Sou Mulher UFMS, desenvolvida conjuntamente entre a Proaes, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e o curso de Pedagogia do CPPP.

Fonte: UFMS- Por: Vanessa Amin

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias