Registrato aprimora segurança e transparência no uso de chaves Pix

© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Usuário pode ter acesso a histórico completo e dados excluídos.

A partir de hoje, os usuários do Pix, o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), contarão com novas ferramentas para consultas detalhadas e maior controle sobre suas chaves. O Registrato, plataforma do BC que oferece informações sobre a relação do cidadão com as instituições financeiras, implementou um relatório adicional contendo o histórico completo das chaves, incluindo aquelas que foram excluídas.

Agora, além do relatório simplificado já disponível, os usuários podem emitir um relatório completo. Esta versão expandida do documento não apenas apresenta informações sobre as chaves em uso, mas também detalha o histórico de todas as chaves anteriormente utilizadas e excluídas pelo usuário, incluindo a data e a hora de exclusão.

Segundo o BC, o relatório completo estará disponível no Registrato em até dois dias úteis após o pedido.

Além disso, o BC ampliou as informações disponíveis no relatório simplificado. Agora, além do momento da solicitação, o documento foi aprimorado com a inclusão do horário exato de criação de cada chave Pix, bem como uma coluna detalhando a situação de cada chave: ativa, bloqueada judicialmente, em processo de reivindicação de posse ou em processo de portabilidade.

No caso das chaves em processo de reivindicação de posse, o usuário está solicitando a posse de uma chave cadastrada em nome de outra pessoa, o que geralmente ocorre quando há alteração de titularidade, especialmente em chaves associadas a números de telefone. Já no processo de portabilidade, o correntista transfere sua chave para outra instituição financeira. Em ambos os casos, a situação será exibida como “em processo de reivindicação de posse ou portabilidade”, conforme informado pelo BC.

Essas atualizações têm como objetivo permitir que o cidadão identifique e evite eventuais tentativas de fraude envolvendo chaves criadas em seu nome. Para acessar os dois relatórios de chaves Pix e outros relatórios disponíveis no Registrato, os cidadãos devem possuir uma conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias