Com o constante avanço da tecnologia, os aparelhos eletrônicos tornaram-se parte indispensável do nosso dia a dia. No entanto, o rápido ciclo de vida desses equipamentos levanta uma importante questão: o que fazer com o lixo eletrônico? Em resposta a essa preocupação, professores e estudantes da Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) uniram-se para realizar a 4ª Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 19 de abril, das 7h às 21h, na Cidade Universitária.
Durante toda a semana, tanto a comunidade interna quanto a externa estão convidadas a trazer seus resíduos eletrônicos para a Facom, sejam eles funcionais ou não. Dentre os materiais aceitos estão celulares, smartphones, notebooks, tablets, monitores, impressoras, projetores, telefones fixos, modens, roteadores, câmeras, gravadores, calculadoras, controles remotos, carregadores, aparelhos de CD, DVD, Bluetooth, materiais elétricos, fones de ouvido, caixas de som, eletrodomésticos como fogões e geladeiras, entre outros.
A coordenadora do projeto e professora da Facom, Luciana Montera, ressalta a importância de não apenas descartar os eletrônicos inutilizados, mas também aproveitar a oportunidade para doar equipamentos em boas condições. “Queremos proporcionar um espaço para que a destinação dos eletrônicos, que não estão mais em uso, aconteça. Além do descarte correto, precisamos trabalhar a questão da reciclagem, do rever, repensar, remanufaturar e reutilizar”, explica.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, destaca a relevância do evento para a conscientização e o desenvolvimento sustentável. “Estamos muito satisfeitos em ver como essa iniciativa está se consolidando na universidade. A crescente participação dos nossos estudantes, professores, funcionários e da população demonstra o reconhecimento da importância de descartar corretamente o lixo eletrônico, evitando danos ambientais e promovendo a sustentabilidade”.
Contribuição para a agenda 2030 da ONU
A Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico recebeu o certificado do selo compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A UFMS foi uma das 13 instituições federais de ensino que receberam essa certificação, demonstrando o compromisso da universidade com práticas sustentáveis.
Conscientização e responsabilidade compartilhada
De acordo com o Monitor Global de Lixo Eletrônico 2024, do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, a geração de resíduos eletrônicos aumenta cinco vezes mais rápido do que a reciclagem documentada do material. O Brasil é o segundo país do continente que mais produz lixo eletrônico. A preocupação com o lixo eletrônico é oficializada no país desde 2010, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), que estabelece a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores para a destinação adequada dos produtos após o consumo.
“A ação contribui diretamente para a conscientização sobre a necessidade de adotarmos práticas mais responsáveis em relação ao descarte de resíduos eletrônicos, impulsionando o desenvolvimento sustentável em nossa instituição e na sociedade como um todo”, reforça o diretor Leonardo Chaves.
Essa iniciativa da Faculdade de Computação da UFMS representa um passo importante na promoção de uma consciência ambiental e no estímulo à adoção de hábitos sustentáveis.
Por; Redação * com informações da UFMS