Intel anuncia avançado Chip de IA para desafiar o reinado da Nvidia

Imagem: Reprodução Inetl
Imagem: Reprodução Inetl

Nova geração de processador Gaudi 3 da Intel treina modelos de linguagem 50% mais rápido que concorrente anterior.

A Intel revelou detalhes sobre uma versão aprimorada de seu chip de inteligência artificial (IA) nesta terça-feira (9), em uma tentativa de ganhar terreno no mercado atualmente dominado pela Nvidia.

Com a demanda por chips especializados em IA ultrapassando a oferta disponível, empresas de tecnologia estão buscando alternativas viáveis. A Intel afirma que seu novo processador, o Gaudi 3, é capaz de treinar modelos específicos de linguagem até 50% mais rápido em comparação com o processador H100 da geração anterior da Nvidia.

Além disso, a Intel destaca que o novo chip supera os modelos H100 em termos de computação de respostas generativas de IA, um processo conhecido como inferência, em alguns dos testes realizados.

Jeni Barovian, vice-presidente de estratégia e gerenciamento de produtos da Intel, ressalta a demanda do mercado por variedade: “Nossos clientes, acima de tudo, estão buscando opções no setor”.

Tanto a Intel quanto a AMD estão buscando desenvolver um conjunto completo de chips e software capazes de executar aplicativos de IA, oferecendo uma alternativa sólida à Nvidia.

No mercado de chips de processamento de dados, a Nvidia detinha cerca de 83% da participação em 2023, com a Google controlando a maior parte dos 17% restantes.

A Intel optou por fabricar o novo chip utilizando o processo de 5 nanômetros da TSMC. O Gaudi 3 apresenta duas CPUs integradas e é mais de duas vezes mais rápido que seu antecessor. Ele foi projetado para ser facilmente integrado com milhares de outros chips.

Prevê-se que o Gaudi 3 estará disponível para fabricantes de servidores, incluindo Supermicro e Hewlett Packard Enterprise, no segundo trimestre deste ano.

Além disso, a próxima geração do processador já está em desenvolvimento e será chamada de Falcon Shores.

Por: Redação * com informações da Reuters – Imagem: Intel

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias