Redução do frete rodoviário no 1º trimestre surpreende analistas

Foto: Reprodução Terra Magana
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Redução do Frete Rodoviário no 1º Trimestre Surpreende Analistas

O primeiro trimestre de 2024 registrou uma queda incomum nos preços do frete rodoviário no Brasil, um fenômeno impulsionado por vendas mais lentas na safra de grãos, especialmente de soja, e pela estabilidade dos valores do diesel nos últimos meses. Essa tendência contrária ao esperado, que geralmente vê um aumento da demanda por transporte durante o período de colheita e comercialização da soja, tem chamado a atenção de especialistas do setor.

A quebra na safra brasileira de soja e a consequente desaceleração nas vendas têm sido apontadas como uma das principais razões por trás dessa queda nos preços do frete. A demanda por transporte de fertilizantes também diminuiu, pois os produtores adiaram suas compras, refletindo a cautela diante dos preços mais baixos da oleaginosa no mercado internacional.

De acordo com a Argus, empresa especializada em preços e consultoria, essa conjuntura levou a uma redução nos fretes de grãos durante o período de colheita, algo pouco comum para essa época do ano. Rota após rota, os preços do transporte rodoviário diminuíram, como evidenciado na rota Sorriso – Rondonópolis (MT) e na rota Sorriso-Miritituba, registrando quedas significativas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Relatórios do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) corroboram essa tendência, apontando o atraso na comercialização da safra de grãos e a estabilidade no preço do diesel como os principais impulsionadores da redução nos preços médios do frete por quilômetro rodado em março. Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, destaca que essa redução acumulada representa uma queda substancial em relação ao ano anterior.

Apesar desses números favoráveis para os transportadores, há preocupações no horizonte. A menor demanda por fretes de fertilizantes e a postergação na comercialização da safra podem resultar em gargalos logísticos no futuro próximo. A concentração de demanda em um período posterior pode sobrecarregar a capacidade de transporte, gerando desafios adicionais para o setor.

Em resumo, a redução nos preços do frete rodoviário no primeiro trimestre de 2024, embora seja uma surpresa para muitos, reflete uma conjuntura única, marcada por uma série de fatores que influenciaram o mercado de transporte de cargas. O impacto dessas mudanças, tanto no curto quanto no longo prazo, continua sendo monitorado de perto pelos participantes do setor.

Por: Redação com informações da Reuters

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