Esgotamento de vacinas contra Dengue em Três Lagoas

Em Três Lagoas, o estoque de vacinas contra a dengue, que havia sido liberado para público de 4 a 59 anos, esgotou rapidamente após a campanha de vacinação na última quarta-feira, 24 de abril. A Prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou que as doses destinadas a esse grupo etário foram todas utilizadas no mesmo dia.

A decisão de ampliar temporariamente o público alvo veio após constatar-se a baixa procura pela vacina nos lotes destinados inicialmente. Os imunizantes, que foram doados ao Brasil em fevereiro, tinham prazo de validade até o fim do mês corrente, motivando a abertura da campanha para mais faixas etárias para evitar desperdícios.

A partir da próxima segunda-feira, 29 de abril, as vacinações serão retomadas exclusivamente para o público originalmente previsto: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município, no período da tarde.

Orientações para Vacinação

Os responsáveis por menores de idade devem acompanhar as crianças e adolescentes até a USF de referência de seu bairro, levando consigo a carteira de vacinação do menor. É importante lembrar que a vacina contra a dengue não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário regular, devendo haver um intervalo de pelo menos 30 dias entre elas.

A Secretaria Municipal de Saúde assegura que todos que receberam a primeira dose da vacina durante a campanha temporária terão acesso à segunda dose assim que novas remessas forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Por: Sergio Quevêdo Filho * com informações da Ascom PMTL – Imagem/; Divulgação PMTL

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias