Diesel bate recorde de vendas no trimestre, mesmo com retração em março, afirma ANP

Foto: Reprodução Internet
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O mercado de combustíveis no Brasil apresentou comportamentos divergentes no primeiro trimestre do ano, segundo os mais recentes dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Enquanto as vendas de diesel B registraram um crescimento acumulado, a gasolina C e o etanol hidratado mostraram tendências opostas, refletindo as flutuações econômicas e as preferências do consumidor.

Aumento nas vendas de Diesel B

Durante o primeiro trimestre de 2024, o Brasil alcançou um recorde de vendas de diesel B, com um total de 15,57 bilhões de litros, o que representa um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento foi impulsionado principalmente pelos dois primeiros meses do ano. Março, por outro lado, viu uma queda de cerca de 7% nas vendas, totalizando 5,4 bilhões de litros. Este declínio foi atribuído à diminuição nas exportações de bens, especialmente do setor agropecuário, que reduziu a demanda por fretes rodoviários.

Previsões otimistas para Diesel B

Apesar da queda em março, a consultoria StoneX projeta um aumento de 1,7% nas vendas de diesel B para o ano completo de 2024, atingindo 66,6 bilhões de litros. Essa previsão está alinhada com a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), sugerindo um otimismo cauteloso sobre a recuperação econômica e o aumento da atividade industrial e agrícola.

Gasolina C em declínio

As vendas de gasolina C, que inclui uma mistura de etanol anidro, continuaram a cair, registrando uma redução de 7% em março e um recuo de 7,4% no trimestre, totalizando 10,6 bilhões de litros. Este declínio foi impulsionado pela maior competitividade do etanol hidratado, que tem se mostrado uma opção mais econômica para os consumidores.

Crescimento expressivo do Etanol Hidratado

O primeiro trimestre foi particularmente positivo para o etanol hidratado, cujas vendas aumentaram mais de 50%, alcançando 5,26 bilhões de litros. Em março, o aumento foi de 46%, com vendas de 1,845 bilhão de litros. Este crescimento reflete uma mudança significativa nas preferências dos consumidores, impulsionada por preços mais atrativos em comparação à gasolina.

Panorama do Ciclo Otto

O mercado de Ciclo Otto, que engloba tanto o etanol quanto a gasolina, viu um aumento de quase 7,5% no volume total vendido no primeiro trimestre, alcançando 16 bilhões de litros. De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, a participação da gasolina C nesse total foi de 66%, evidenciando uma predileção ainda significativa pela gasolina, embora o etanol esteja ganhando terreno.

Conclusão

Os dados do primeiro trimestre revelam um cenário complexo e em transformação no mercado de combustíveis do Brasil. Com a economia mostrando sinais de recuperação, os padrões de consumo de combustíveis estão igualmente em fluxo, refletindo tanto as condições econômicas globais quanto as mudanças locais em políticas energéticas e preferências dos consumidores. Este panorama oferece tanto desafios quanto oportunidades para produtores, consumidores e formuladores de políticas no país.

Por: Mato Grosso do Sul-Notícias

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