Doze alunos da Faculdade de Computação (Facom) alcançaram destaque no Pantanal.dev, uma iniciativa realizada pela UFMS em colaboração com grandes empresas como B3, Pdtec, BLK e Neoway.
O programa de três dias aconteceu em São Paulo, na sede da B3, que é uma das líderes mundiais em infraestrutura de mercado financeiro. Lá, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, apresentar seus projetos e receber valiosos feedbacks de profissionais do setor.
O objetivo principal do Pantanal.dev é formar talentos na região Centro-Oeste em tecnologias de ponta, preparando-os para o mercado financeiro nacional. Durante o ano de 2023, o programa envolveu 110 estudantes em três módulos distintos: Engenharia de Software com foco em Inteligência Artificial, Ciência de Dados, e Engenharia de Software para Back-End.
Em cada módulo, os alunos desenvolveram projetos aplicados que foram orientados por professores da Facom e especialistas das empresas parceiras. Ao final de cada módulo, o grupo com o melhor projeto foi reconhecido.
O reitor Marcelo Turine esteve na B3 e expressou orgulho pela parceria que proporciona aos alunos uma visão mais ampla e aplicada da Tecnologia da Informação. “É extremamente gratificante ver nossos estudantes sendo reconhecidos e tendo a chance de vivenciar a prática profissional em São Paulo. A parceria com instituições financeiras estratégicas é um passo importante para alinhar a formação acadêmica com as necessidades do mercado”, destacou o reitor.
Por sua vez, Henrique Mongelli, diretor da Facom, enfatizou a importância da colaboração entre o setor público e privado. “Esta iniciativa não só permite um diálogo produtivo com empresas de referência, mas também evidencia a qualidade dos profissionais que formamos. É uma chance ímpar para os estudantes aplicarem o conhecimento adquirido e solucionarem problemas reais, enriquecendo sua formação técnica e profissional”, comentou Mongelli.
Durante a estadia na B3, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com diretores e especialistas sobre carreira, educação financeira e operações de sistemas no mercado financeiro, além de visitarem o museu da empresa. Awdren de Lima Fontão, professor da Facom, ressaltou que a viagem reconhece o esforço e a qualidade técnica dos alunos. “Essa experiência eleva o nível de formação profissional dos nossos estudantes, colocando-os em destaque no cenário nacional”, afirmou. Edson Takashi Matsubara, outro professor da Facom, destacou a importância dessa interação para o crescimento profissional dos alunos. “O contato com tecnologias atuais e mentores do mercado é vital para preencher o gap entre a academia e o mercado de trabalho”, disse.
Os alunos também compartilharam suas experiências. Vitor Lameirão, do módulo de Inteligência Artificial, e Fernanda Mascarenhas, do módulo de Back-End, expressaram como o programa ofereceu não apenas um avanço técnico, mas também um crescimento pessoal e profissional significativo.
Essa experiência mostra o impacto positivo de programas integrados entre universidades e o setor privado, preparando os estudantes não apenas para o mercado de trabalho atual, mas também para serem inovadores em suas futuras carreiras.
Edição: Mato Grosso do Sul-Notícias * com informações da UFMS – Fotos: Divulgação