O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 na última segunda-feira, 13. As inscrições deverão ser realizadas de 27 de maio a 7 de junho, com pagamento de taxa no valor de R$ 85 via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito até 12 de junho. As provas estão agendadas para 3 e 10 de novembro.
De acordo com o edital, houveram mudanças em questões de acessibilidade e segurança para realização do exame. Os candidatos transgêneros terão seu nome social automaticamente reconhecido e haverá ampliação das provas mediante solicitação do participante no momento de inscrição. Novos documentos digitais, como a Carteira de Identidade Nacional, serão aceitos para identificação, não sendo mais permitido o uso de boletim de ocorrência em caso de perda de documentos físicos.
Além disso, os dias de reaplicação foram antecipadamente divulgados para 10 e 11 de dezembro, destinados a candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou de saúde.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, destaca que a UFMS destina 2o% das vagas em cursos de graduação para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada, processo seletivo que utiliza os resultados do exame para oferta de vagas em instituições públicas brasileiras de ensino superior e em universidades portuguesas. “A nota do Enem é utilizada para a seleção dos estudantes aos cursos de graduação de várias universidades no Brasil por meio do Sisu. A prova é realizada em diversos municípios e se configura como um sistema bastante abrangente possibilitando que os candidatos concorram às vagas de qualquer universidade no país sem precisar se deslocar”, aponta.
Na Universidade, o Cursinho UFMS tem auxiliado alunos do Ensino Médio e demais interessados em prestar as provas para ingresso no ensino superior. Em abril deste ano, foram oferecidas 700 vagas para aulas remotas. As atividades já estão em andamento por meio de um módulo preparatório para o Vestibular UFMS, que também será útil para o Enem 2024.
Ingresso na UFMS
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade podem optar por diversos processos seletivos. Além do Vestibular UFMS, que reserva 60% das vagas para os candidatos que realizam a prova, são ofertadas vagas pelo Sisu e pelo Programa de Avaliação Seriada Seletiva, ambos com 20% das vagas reservadas, cada um. A Instituição oferece ainda vagas para alunos com desempenho reconhecido em Olímpiadas do Conhecimento e para atletas de alto rendimento.
Fonte: UFMS – Imagem: Divulgação – Por: Texto: Elton Ricci