Veículo compacto ganha novo visual e motor mais potente e lança nova logo da marca no país
A Peugeot escolheu a versão 100% elétrica para iniciar as vendas da nova geração do seu SUV compacto, o 2008. O modelo francês chega primeiro na configuração E-2008 GT com ganho de potência e maior autonomia. O preço ainda não foi divulgado, mas deverá custar entre R$ 220 mil e R$ 240 mil. Em breve, chegará também a versão à combustão do SUV.
O novo design do E-2008 destaca-se por sua grade bodycolor, que ostenta o novo logotipo da Peugeot — é o primeiro modelo do país a exibir a novidade. O veículo também adota uma nova assinatura luminosa com três garras verticais integradas aos faróis full LED, criando um efeito visual que remete a felinos. As lanternas traseiras seguem o mesmo conceito. Elas, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
A traseira do veículo apresenta o lettering Peugeot e a identificação da versão 100% elétrica em um monograma com a letra “E” seguida da nomenclatura 2008.
O modelo ostenta ainda a badge GT, sua configuração. As rodas diamantadas de 18 polegadas, com um elegante design e acabamento escurecido, completam o visual esportivo do carro.
Se o 2008 à combustão apresentava um salto de geração, no caso do elétrico, E-2008, trata-se de uma reestilização do veículo.
O SUV elétrico já era vendido no Brasil, mas sem o sucesso de modelos EVs como BYD Dolphin ou GWM Ora.
Motor renovado
Uma das principais melhorias do novo E-2008 é o aumento de potência, que passou de 136 cv para 158 cv, resultando em um incremento de 15%. De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, o torque permanece em 260 Nm. A capacidade da bateria também foi ampliada de 50 kWh para 54 kWh, permitindo uma maior autonomia, que agora chega a 261 km, segundo o padrão PBEV (Inmetro).
Para facilitar o carregamento, o E-2008 vem com um carregador monofásico de 11 kW, superior ao modelo anterior de 7,4 kW. Esse novo carregador permite uma recarga rápida de 80% da bateria em apenas 30 minutos em estações de 100 kW.
O E-2008 mantém dimensões compactas, com 4,30 m de comprimento; 1,987 m de largura; e 1,55 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,60 m. O porta-malas oferece 434 litros de capacidade.
Interior
O interior do E-2008 é marcado pelo Peugeot i-Cockpit, com destaque para o volante compacto revestido em couro com costura verde. O painel de instrumentos digital de dez polegadas de alta definição é personalizável, permitindo ao motorista organizar as informações conforme suas preferências.
No centro do painel, o sistema de entretenimento Peugeot i-Connect® oferece uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. O carregador de smartphone por indução foi atualizado para 15 W, permitindo uma recarga mais rápida.
O E-2008 tem luzes em LED personalizáveis e teto solar panorâmico. O sistema Visio Park 360° integra câmeras dianteira e traseira, transmitindo imagens em alta definição para a tela da central multimídia, facilitando manobras e estacionamento.
O carro tem pacote Driver Assist, que inclui alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.
O modelo será disponibilizado em seis cores:
Por: Thiago Ventura
- Preto Perla Nera (metálica);
- Cinza Selenium (metálica);
- Cinza Artense (metálica);
- Branco Okenite (perolizada);
- Azul Vertigo (metálica); e
- Vermelho Elixir (metálica).