Ram 1200 é Fiat Titano mexicana com cabine simples e motor 2.4 da Mitsubishi

Nova picape da Ram para mercado mexicano se diferencia da “irmã” da Fiat por pequenos detalhes estéticos e por trazer motor a gasolina ao invés do turbodiesel

A Fiat Titano é o principal lançamento da marca nesse ano, mas não é só aqui no Brasil. A picape média também foi anunciada no México, mas com o nome de Ram 1200, que entre as diferenças traz um motor 2.4 e versão “pé de boi” com cabine simples.

Além dos logos, a grade é único elemento diferente entre a Ram 1200 e a Fiat TitanoCrédito: Divulgação/Ram

É comum para a Stellantis vender diferentes picapes no México sob a marca da Ram. A Fiat Strada, por exemplo, por lá é a Ram 700, enquanto a Toro é a Ram 1000.

Já o caso da Ram 1200 é um pouco diferente. Originalmente, a picape era baseada na Mitsubishi L200, graças a um acordo feito entre a montadora japonesa de 2016 a 2019. O mesmo trato entre as empresas deu origem a Fiat Fullback, que era vendido no Oriente Médio, Europa e África.

Ram 1200Crédito: Divulgação/Ram

Agora, a 1200 se afasta das suas raízes japonesas, adotando o design da nossa Titano e da Peugeot Landtrack, ambas derivadas da chinesa Kaicheng F70.

Para diferenciar das demais, a Ram deu seus próprios toques estéticos, adicionando seus logos e adotando uma grade exclusiva. Mas nada que a deixe irreconhecível.

A principal diferença é que a Titano tem motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 37,7 kgfm. Já no México, a Ram 1200 será vendida com um 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 31,2 kgfm.

Esse é o mesmo motor que a Peugeot Landtrek usa em mercados como Chile e África do Sul e, por coincidência ou não, é de origem Mitsubishi, sendo licenciado para ser produzido na China. Inclusive, a 1200 será produzida no país asiático, diferente das suas “irmãs”, que vêm do Uruguai.

A Ram 1200 chega ao México em quatro versões. Conforme noticiado pela CNN Brasil, a mais básica é a única com cabine simples, enquanto as demais são todas com cabine dupla. Os modelos mais baratos também são equipados com câmbio manual, enquanto as mais caras têm transmissão automática, sempre com seis marchas. Mas apenas a topo de linha está disponível com tração 4X4.

Ram 1200 Crédito: Divulgação/Ram

Na cabine, apenas os logos foram alterados. A lista de equipamentos também tem os mesmos itens que já conhecemos, o que inclui câmeras de visão 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de saída de faixa, seis airbags, chave presencial, central multimídia de dez polegadas com Android Auto e Apple Carplay, bancos de vinil, rodas de liga leve de aro 18 e sensores de luminosidade.

Ram 1200Crédito: Divulgação/Ram

No México, a versão de entrada da Ram 1200 parte dos 444.900 pesos, cerca de R$ 136.700. Já a versão Laramie, mais bem equipada e única com tração 4X4, custa 668.900 pesos, algo em torno R$ 205.500. É bem menos que os R$ 219.990 que a Fiat cobra Titano mais básica e com câmbio manual.

Por: João Vitor Ferreira

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