Estímulo à troca de experiências, à criatividade e à integração estão entre as principais marcas da Jornada Educacional do Senai, realizada a partir desta quarta-feira (24), no auditório Hotel Deville, em Campo Grande. Em 2024, a organização apostou na interação com um robô, na realidade virtual e até na leitura de mentes para incentivar a aplicação de processos educacionais inovadores no dia a dia da sala de aula.
Instrutores e gestores de educação das 11 unidades do Senai do Mato Grosso do Sul participam do evento que será realizado até esta quinta-feira (25). A programação foi aberta pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, cujas as boas-vindas foram dadas por uma robô, que será, inclusive, batizada durante o evento, com o nome escolhido pelos participantes, em votação.
Segundo o gestor, a Jornada é uma oportunidade para equalizar as metodologias do Senai e atualizar quanto a todos os movimentos educacionais a nível nacional e internacional. “É importante colocar todo mundo num ambiente único para que possamos pensar o que vai acontecer daqui um ano, dois anos, dez anos. Falamos um pouco de tecnologia. Já fizemos a abertura de uma forma que abra a cabeça dos participantes sobre o que pode ser levado e adequado a nossa educação do Senai para colocar em prática o nosso grande propósito que é qualificar e ensinar”, explicou.
Para a gerente de Educação, Dani Gil,a jornada é um momento especial de integração. “Além das trocas, palestras e workshops, queremos levar para a ponta, para aquele jovem que faz curso conosco e investe em qualificação, a melhor formação possível. É isso que queremos. Toda essa reunião de pessoas é para levarmos essas transformações de vida às pessoas dos locais mais distantes, oportunizando ter uma vida melhor, mais digna e com uma formação adequada, como só o Senai sabe fazer”, destacou.
Da unidade de Corumbá, a instrutora, Jennyffer Assef, participa do encontro pelo terceiro ano consecutivo. “É incrível, porque todo ano que eu volto para minha cidade com uma oportunidade diferente de trabalhar em sala de aula com meus alunos, além de interagir com os professores da minha unidade e das outras unidades. É muito importante, e agora mais do que nunca, frisar essa questão da tecnologia. A educação é libertadora, especialmente no sentido de trazer esse entrosamento entre professores e alunos dentro de sala de aula”.
No primeiro dia, a programação contou ainda com a dinâmica “Eu sei o que você está pensando!”, realizada pelo mentalista Rick Thibau. Os participantes ficaram impressionados com as revelações, além de se divertirem com as brincadeiras. Logo em seguida, os participantes assistiram a palestra motivacional “Você é sua marca”, ministrada pela gerente de educação Dani Gil.
No período da tarde, os participantes irão debater a metodologia Senai, com Thiego Brandão, do Senai Paraíba. Para o segundo dia, está prevista a palestra “Importância das tecnologias educacionais na e para a qualidade educacional”, com Matheus Simões, do Senai Nacional.
Fonte: Fiems – Foto: Divulgação Fiems