O levantamento aponta que 35,8% dos entrevistados têm a intenção de comprar presente na data comemorativa; 42,6% não pretendem.
A chegada do Dia dos Pais, neste ano, deve tirar ainda mais dinheiro do bolso dos brasileiros.Segundo a Pesquisa Nacional feita para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, 42,8% dos consumidores pretendem gastar mais na data especial, em comparação com o ano passado.
Enquanto isso, 34,2% têm em mente investir menos na compra.
O levantamento aponta ainda que 35,8% dos entrevistados têm a intenção de comprar presente na data comemorativa. Por outro lado, 42,6% não pretendem e 21,6% ainda não sabem.
A maior parte das compras, quase 60%, deve ser feita em lojas físicas, mostrou o levantamento.
Entre as categorias de compras, 38,2% da pretensão de compra corresponde a roupas, calçados e acessórios.
Apesar do elevado percentual, ele está abaixo do registrado nos anos que antecederam a pandemia, quando variou entre 60% e 70%.
Metade das pessoas que pretendem comprar algo dessa categoria devem fazer a transação com dinheiro ou cartão. Já o Pix deve ser usado por 22,8%, percentual menor que o de pretensão de comprar parcelado, que chega a 27%.
Enquanto isso, a compra de perfume deve ser a segunda principal opção dos consumidores, com 25,7% da pretensão de compra.
45,7% dos consumidores que têm intenção de comprar algo dessa categoria devem usar dinheiro ou cartão. Conforme as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, outros 29,7% devem pagar via Pix, e 24,6%, parcelado.
Entre as categorias com menor pretensão de compra estão livro, barbeador elétrico e espuma de barbear, com 5,7%, 5,7% e 5,1%, respectivamente.
Por: Carol Raciunas