Ao optar pela troca do tipo de pneu, é fundamental entender impactos que essa mudança pode trazer
Muitas vezes negligenciados, os pneus são a conexão entre o asfalto e o veículo. Ainda gerando muitas dúvidas, a troca deles exige atenção a regras, já que uma troca inadequada pode, além de prejudicar o desempenho do automóvel, caracterizar uma infração de trânsito. Entenda abaixo se é permitido mudar o perfil dos pneus do carro e o que pode acontecer se isso for feito.
A troca do perfil dos pneus está relacionada diretamente com elementos como desempenho, amortecimento, firmeza da condução, consumo de combustível, estabilidade do veículo, entre outros. Por isso, é fundamental entender os impactos que essa mudança pode causar no automóvel.
O perfil do pneu — também conhecido como aspecto ratio — é a relação entre a altura da parede lateral do pneu e a largura da banda de rodagem, expressa como uma porcentagem, como explica Marcelo Farias, especialista técnico na área automotiva do Senai-PE.
“Um perfil mais baixo resulta em menos amortecimento, o que pode tornar a condução mais firme ou dura. No entanto, melhora a resposta da direção e a estabilidade em curvas, já que há menos deformação da parede lateral”, explica Farias.
Conforme noticiado pela CNN Brasil, ainda segundo o especialista, os pneus de perfil baixo têm paredes laterais mais rígidas, o que melhora a estabilidade e a resposta em curvas, especialmente em alta velocidade. Isso também pode resultar em melhor tração e manuseio.
“Já os pneus de perfil mais alto tendem a flexionar mais em curvas, o que pode reduzir a precisão da direção e a estabilidade, mas são mais tolerantes em terrenos irregulares”, explica.
Nem todas as alterações de perfil são recomendadas para todos os veículos. Mudanças drásticas podem afetar o desempenho, o consumo de combustível e até mesmo a segurança.
Picapes e SUVs, geralmente, contam com perfil de pneu mais alto (foto abaixo), pois eles dão maior conforto na rodagem.
Nomenclaturas
Antes de detalhar as normas e dicas para substituição dos pneus, é importante compreender algumas nomenclaturas que aparecem na lateral deles. Por exemplo, ao observar um pneu marcado como 175/65 R15, cada número e letra possui um significado específico:
- 175: refere-se à largura do pneu, ou seja, à banda de rodagem, que, neste caso, é de 17,5 cm;
- 65: indica o perfil do pneu, que é a altura da parede lateral em relação à largura da banda de rodagem, expressa como uma porcentagem;
- R15: é o tamanho do aro, ou seja, o diâmetro da roda em polegadas.
Legislação
Outro aspecto para avaliar na hora de trocar os pneus diz respeito às normas de trânsito, regidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na legislação complementar do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De forma prática, o pneu não pode ultrapassar para a parte externa do para-lama. “Existe um teste de esterçamento. Quando gira totalmente o volante para os dois lados, o pneu não pode bater e tocar em parte nenhuma do veículo”, explica Eduardo Alves, instrutor de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).
Alves sugere que os condutores consultem sites especializados que indicam se uma troca é viável dentro das normas. Por exemplo, se ele deseja aumentar a estabilidade do carro e tem pneus de largura 175, mas considera trocar por 195, esses sites permitem verificar se a substituição está em conformidade com as regras estabelecidas.
Caso a mudança não atenda à legislação, a situação será considerada alteração de característica. Assim, o proprietário do automóvel fica sujeito a uma punição considerada grave, com aplicação de cinco pontos na habilitação de motorista e uma multa no valor de R$ 195,23.
Por: Rodrigo Barros