Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram uma Toyota SW4 e uma Mitsubishi Pajero, ambas de cor preta, carregadas com mais de duas toneladas de maconha. Na ação ninguém foi preso.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-299, área rural do município de Japorã, quando deram a ordem de parada aos condutores que seguiam, em alta velocidade, no sentido Sete Quedas/Japorã. Eles não obedeceram e aceleraram em fuga, até abandonarem os veículos e correrem para uma mata do lado paraguaio.
Os veículos estavam com placas falsas e, durante a checagem dos agregados, os policiais constatarem que a SW4 foi furtada em Itajaí (SC) no dia 1º de maio do corrente ano, sendo as placas originais do município de Birigui (SP). Já a Pajero foi furtada em Araucária (PR), no dia 21 de novembro de 2023, sendo as placas originais do município de Joinville (SC).
O total da maconha apreendida nos dois veículos nesta sexta-feira (23), foi de 2,32 toneladas. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 2,96 milhões.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Fonte: Sejusp/MS – Fotos: Divulgação DOF/MS