MS defende agro sustentável e estratégias globais no Fórum Internacional da Agropecuária

Na manhã desta segunda-feira (9), o governador Eduardo Riedel representou Mato Grosso do Sul na abertura do Fórum Internacional da Agropecuária (Fiap), realizado em Cuiabá (MT). Em seu discurso, Riedel enfatizou a importância de um agronegócio sustentável e abordou as iniciativas necessárias para aproximar o setor agropecuário brasileiro do mercado global. O governador também frisou a relevância de estabelecer um posicionamento estratégico do Brasil no agronegócio, que possa alavancar ainda mais a competitividade do país no cenário internacional.

“Estamos aqui para buscar soluções e compreender a complexidade do setor. Ao mesmo tempo, precisamos formular um posicionamento claro para o Brasil, que alinhe nossas ações em direção a um mercado global cada vez mais exigente”, destacou Riedel.

Governador discursou durante abertura do Fiap, em Cuiabá
Governador discursou durante abertura do Fiap, em Cuiabá

O governador ressaltou que o agronegócio brasileiro já provou sua capacidade de produzir de maneira sustentável e que o setor deve adotar uma postura proativa em temas essenciais, como rastreabilidade, queimadas e desmatamento. “Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados que incentivam a produção agropecuária com foco na sustentabilidade. Nosso compromisso com o balanço de carbono e a biodiversidade é claro, tanto que traçamos a meta de sermos carbono neutro até 2030”, afirmou Riedel.

Ele também elogiou a parceria entre os setores público e privado, afirmando que o diálogo constante é fundamental para o futuro do agronegócio, que é uma das principais forças econômicas do Brasil e de Mato Grosso do Sul. “Contem com o nosso Estado, que pode ser o irmão mais novo do Centro-Oeste, mas que cresce com vigor, gerando oportunidades e investimentos, especialmente em infraestrutura e logística”, finalizou.

Evento de relevância internacional

O Fiap, que ocorre simultaneamente ao G20 Agro 2024, liderado este ano pelo governo brasileiro, reúne figuras de peso da política e do setor privado. Além de Eduardo Riedel, o evento contou com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), anfitrião do encontro.

Fotos: Bruno Chaves

A comitiva de Mato Grosso do Sul também inclui os secretários Rodrigo Perez, da Secretaria de Governo (Segov), e Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semadesc).

Fotos: Bruno Chaves

Diálogo para o futuro do agro

O Fiap tem como tema central “O Que o Mundo Espera do Agronegócio Brasileiro na Próxima Década” e pretende aprofundar o debate sobre as políticas públicas e estratégias que irão moldar o setor nos próximos anos. O encontro busca soluções para os desafios globais enfrentados pelo agronegócio, promovendo painéis sobre tecnologias emergentes, agricultura regenerativa, preservação ambiental e o futuro da pecuária.

Dentre os destaques da programação, estão palestras e discussões que abordam desde os avanços tecnológicos no agro brasileiro, que já servem de exemplo para o mundo, até debates sobre a sustentabilidade da produção de soja e a implementação do Código Florestal. O evento pretende ser um marco na definição dos novos rumos do agronegócio, visando a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis e a expansão do Brasil como líder global no setor.

Edição: Mato Grosso do Sul-Notícias * com informações da Secom/Go/MS

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias