
Três trabalhos desenvolvidos pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) passaram para a próxima fase do Prêmio EBC de Combate à Desinformação. Os projetos estão entre as 76 iniciativas de todo o Brasil selecionadas para a etapa de avaliação por uma comissão julgadora da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
A premiação busca dar visibilidade a projetos inovadores de comunicação na área de combate à desinformação, dedicados a combater informações que colocaram em risco os direitos fundamentais e a estabilidade democrática. O reconhecimento está dividido em duas vertentes: uma voltada para veículos de comunicação, empresas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e/ou instituições de ensino e pesquisa que promoveram atividades e campanhas de comunicação criativas e com resultados comprovados; e a outra direcionada aos produtos de rádio e TV desenvolvidos por profissionais das instituições parceiras da EBC que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública.
“É muito importante e motivador esse reconhecimento da EBC para os projetos da nossa equipe da Agecom e do curso de Jornalismo. Em momentos tão difíceis como os atuais para a comunicação, é nosso papel difundir o conhecimento produzido pela Universidade para apresentar soluções à sociedade, nesse combate à produção orquestrada de notícias falsas e de desinformação. Parabéns às equipes que participaram das produções e projetos pré-aprovados da premiação”, disse a professora Rose Pinheiro, diretora da Agecom.
A TV UFMS está concorrendo com a reportagem Iniciativa contribui para o enfrentamento à desinformação em Mato Grosso do Sul, veiculada em 21 de dezembro de 2023, produzida pela comunicadora Lúcia Santos, com imagens do cinegrafista Josiel Silva e editada por Nicolas Hadson.
“Fico muito contente por ter uma reportagem da TV UFMS classificada para o Prêmio EBC porque essa conquista destaca a importância da comunicação pública tanto no combate à desinformação, quanto na divulgação científica. A Agência Veracidade é tema desta reportagem, então percebo que cumprimos o nosso dever de, não apenas divulgar, mas também aproximar a sociedade do que é produzido na nossa Universidade”, enfatiza a diretora de Programação Mylena Rocha.
Já a Rádio Educativa UFMS 99.9 se destacou com o podcast Conhecimento e Cidadania, desenvolvido pelo comunicador Elton Ricci e editado por João Soares e Valdir Viana. O programa de cinco minutos, iniciado em novembro de 2023, apresentou aos ouvintes um projeto desenvolvido pela Faculdade de Computação que utiliza a inteligência artificial para identificar notícias falsas.
“Compor um dos 76 trabalhos selecionados para a próxima fase do Prêmio EBC é uma grande conquista para nós. Isso representa o reconhecimento de um esforço contínuo de pesquisa e checagem realizado pela nossa agência de comunicação. Nosso compromisso é transmitir informações de forma acessível e clara, para que elas cheguem a quem mais precisa. O formato de podcast nos permite alcançar as pessoas em seus momentos cotidianos – seja no trajeto para o trabalho, nos estudos, durante as atividades diárias ou até em um momento de descanso – tudo pelo celular, de forma prática e conveniente”, celebra a diretora de Programação Heloísa Garcia.
Na Faalc, o projeto intitulado Combate à desinformação e fake news: agência regional de checagem de fatos e produção de jornalismo científico destaca as ações realizadas pela agência laboratorial Veracidade do curso de Jornalismo. Coordenada pelas professoras Tais Fenelon e Katarini Miguel, a iniciativa recebeu financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) e possui sete estudantes bolsistas e voluntários. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
“O diferencial do projeto é ampliar o senso crítico de estudantes e pessoas que nos acompanham no Instagram @agenciaveracidade sobre como as plataformas digitais atuam hoje como meios de acesso à informação e como os algoritmos manipulam a percepção sobre temas do cotidiano e influenciam nas nossas opiniões”, destaca Tais. “Com recursos da Fundect-MS, o projeto envolve bolsistas de graduação e pós-graduação na área da comunicação, desenvolvendo conteúdos de checagem de fatos e informativos. Ver o projeto na lista de pré-aprovados na primeira fase para o Prêmio EBC de Combate à Desinformação mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.
A lista dos trabalhos selecionados está disponível aqui. Os projetos passarão por uma comissão julgadora, formada por representantes da EBC, das secretarias de Comunicação e de Políticas Públicas, de um organismo internacional, de uma instituição pública de pesquisa e de uma instituição privada com atuação comprovada na área. O resultado tem previsão de ser divulgado em novembro.
Ouça abaixo o episódio Fake News do podcast Conhecimento e Cidadania e confira a reportagem da TV UFMS:
Fonte: UFMS – Por: Thalia Zortéa – Imagem Divulgação