Tecnologia de ponta é fator determinante na educação oferecida pelo Senai. Estruturas que permitem formar profissionais conectados com o futuro do mercado de trabalho são estratégicas no ensino e estão ainda mais acessíveis aos alunos através do Senai Lab, espaço totalmente automatizado e equipado para estimular o desenvolvimento de projetos, instalado em Campo Grande.
As turmas dos cursos técnicos estão estreando o espaço maker aberto há menos de um mês, que oportuniza aos alunos experimentar e estimula a pensar de forma diferente. Idealizado pelo Departamento Nacional, o local tem ferramentas e tecnologias que facilitam a busca de soluções de problemas como impressora 3D, óculos de realidade virtual, equipamentos que buscam estimular o raciocínio lógico e até uma robô humanoide social com inteligência artificial chamada Senia, projetado para otimizar a interação humana em uma variedade de cenários e segmentos.
De acordo com o gerente da Faculdade Senai de Campo Grande, Rogaciano Adão Canhete Junior, a estrutura possibilita transformar a teoria da sala de aula em prática. “A cultura maker é uma característica presente na existência do Senai. Então, esse ambiente que nós idealizamos oferece um espaço para que sejam discutidas as ideias, a inovação e, a partir daí, materializar essas propostas por meio de protótipos”.
Gestor do projeto, o técnico Lucas Augusto Breschi de Godoy destaca o diferencial do Senai Lab instalado em Campo Grande, em relação aos outros do País. “É o primeiro feito num contêiner e num espaço totalmente automatizado. Então, além de trazer o sentimento de sair de sala de aula e ir para um espaço diferente, os alunos contam com a parte de iluminação, ar condicionado e equipamentos todas comandada por voz”.
O espaço também aumenta a competitividade da unidade em âmbito nacional, dentro da Saga Senai de Inovação, já que Campo Grande é um dos campeões do Grand Prix, competição que promove a criatividade dos alunos em resolver soluções para problemas reais da indústria. “O espaço será bem utilizado pelos alunos e nos levará a atingir outros níveis na parte de projetos e desenvolvimento”.
Alunas do último ano do curso técnico de administração, Siliane Viana da Silva e Mylena Vasques Ramalho, ambas com 19 anos, tiveram a oportunidade de utilizar o espaço durante as aulas. “Essa interatividade é muito legal. No princípio ficamos meio apreensivos, mas depois que pegamos a maneira de como usar, vamos firmes”, acredita Siliane.
Mylena ressalta a importância de ter acesso a tais tecnologias ainda na fase de aprendizagem. “Achei muito interessante. Acho que são tecnologias que vão ajudar muito daqui para frente, tanto aqui no Senai, para o nosso desenvolvimento, quanto na nossa atuação no mercado de trabalho. As empresas procuram cada dia mais evoluir e adotar novos recursos para inovar”, ressaltou.
Fonte: Fiems/Senai – Fotos: Divulgação