Crianças e adolescentes acolhidos pelo Projeto Padrinho na comarca de Água Clara tiveram a oportunidade de conhecer o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, nesta quarta-feira, dia 18 de setembro.
A viagem à capital do Estado foi promovida pela comarca de Água Clara com a autorização do juiz César David Maudonnet e contou com a participação de cerca de 15 crianças e adolescentes. Eles visitaram o Aquário do Pantanal, no Parque das Nações Indígenas, e na sequência realizaram um passeio turístico em um shopping da cidade.
Atualmente o Projeto Padrinho na comarca de Água Clara, sob coordenação da assistente social Elisangela Facirolli do Nascimento, presta atendimento a 19 crianças e adolescentes. De acordo com a coordenadora, a iniciativa promove o apadrinhamento afetivo, serviços voluntários, passeios e comemoração de datas festivas com os participantes, além de oferecer atividades como cortes de cabelo e doação de roupas e calçados.
O Projeto Padrinho visa garantir o direito à convivência familiar e comunitária da criança e do adolescente durante o período de tramitação do processo de destituição do poder familiar e do processo de adoção, até a reintegração familiar ou colocação em uma família substituta. Além disso, o projeto tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a situação de crianças e adolescentes que estão em serviços de acolhimento, por meio de uma parceria solidária entre o Poder Judiciário e a comunidade.
Como participar – Interessados em contribuir com o Projeto Padrinho em Água Clara podem procurar a Assistente Social do Fórum de Água Clara ou entrar em contato com a equipe da instituição de acolhimento pelo Whatsapp (67) 98154-7963.
Existem diferentes opções de apadrinhamento: padrinho afetivo, financeiro, doador de material e prestador de serviço. Entidades, empresas, escolas, cursos profissionalizantes e técnicos também são bem-vindos para se unir ao projeto, que atua em todas as regiões do MS. Mais informações estão disponíveis no site https://www5.tjms.jus.br/projetopadrinho/.
Saiba mais – Criado em 2000, o Projeto Padrinho é uma ação idealizada pela Vara da Infância de Campo Grande e hoje está sob a tutela da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS, sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Para a proteção integral de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos fundamentais ameaçados ou violados, a autoridade judiciária da Vara da Infância e da Adolescência, quando não encontra uma alternativa na família extensa, aplica a medida de proteção de acolhimento familiar ou institucional.
Durante o período do acolhimento, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, as crianças e suas famílias recebem orientações e encaminhamentos visando a reintegração familiar.
Fonte: TJMS