O município de Bodoquena, conhecido destino turístico de MS pelas belezas naturais e pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena, está entre 17 destinos brasileiros que disputam um lugar no TOP 100 Stories da Green Destinations. A competição reúne as melhores iniciativas de turismo responsável e sustentável, destacando o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de educação, preservação ambiental e inclusão social. Os destinos vencedores serão conhecidos durante evento online da Conferência Global Green Destinations 2024, no próximo dia 15 de outubro.
Para participar do concurso, os municípios inscrevem suas histórias de boas práticas para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável. Bodoquena concorre com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”. O município é uma das cidades que participam do Programa Del Turismo, iniciativa do Sistema Comércio MS, que conta com a parceria da Fundação de Turismo do Estado. O programa tem o objetivo de promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.
Para o diretor do Senac MS, Vitor Mello, a indicação do município é resultado do esforço, trabalho e dedicação do grupo. “O envolvimento do poder público local, estadual, da iniciativa privada e até do próprio trade é o segredo do sucesso do projeto. É um conjunto de fatores que culminam nesse resultado”, afirma.
Os destinos vencedores não apenas ganharão visibilidade internacional, mas também se tornarão elegíveis para o cobiçado Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá na ITB Berlin, a maior feira de turismo do mundo, que acontece em 2025.
Avaliação e critérios – Os destinos passam por uma avaliação onde são analisados de 15 a 30 critérios essenciais de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), e devem alcançar uma conformidade mínima de 60% com os critérios. Após o concurso, os participantes recebem um relatório detalhado, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria.
A turismóloga e consultora do Programa DEL Turismo, do Instituto DEL, Beth Bauchwitz, explica que o concurso oferece um guia valioso para que os destinos se tornem cada vez mais sustentáveis. “A participação no concurso não é apenas uma busca por reconhecimento, mas também uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento contínuo para os destinos brasileiros”, diz.
A cerimônia de premiação será virtual, no dia 15 de outubro, às 14h (horário de MS). Para acompanhar, inscreva-se usando o link: https://lnkd.in/dNQwt2ZK. O município de Bodoquena irá transmitir o resultado da premiação no auditório da prefeitura municipal, na Avenida Manoel Rodrigues de Oliveira, 1020, a partir das 14h. O espaço estará aberto para a população.
Sobre a Green Destinations – Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no País.
Fonte: Fecomérco/MS