O curso de graduação de Tecnologia em Gestão Comercial da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) recebeu nota máxima em avaliação realizada pelo Ministério da Educação. Para a atribuição do conceito cinco, foram considerados a organização didático-pedagógica dos cursos, o corpo docente e a infraestrutura, a partir da avaliação in loco.
O curso foi criado em setembro de 2022, vinculado ao Programa Especial de Educação Digital e Inovadora no Ensino de Graduação. “Na modalidade a distância, temos muitas especificidades que precisam de atenção, que precisam de cuidado, de organização, de metodologia, de processos que os cursos presenciais não têm. Então, esse retorno significa que estamos no caminho certo, entregando para a sociedade um curso nota máxima e formação com excelência e com qualidade”, explica a diretora da Agead, Daiani Damm Tonetto Riedner.
“Quando finalizamos um processo de avaliação e recebemos a nota máxima, significa que a gente conseguiu apresentar o curso para os avaliadores, sua infraestrutura, a metodologia, a organização didática, os processos de produção de material didático, de tutoria e de oferta. A gente muito nessa organização dos dados e recebe esse feedback como um elemento de aprendizado. Na prática, a avaliação significa que estamos cumprindo com os requisitos de uma oferta de um curso superior de tecnologia”, completa.
Para a diretora, o resultado pode ser atribuído, em especial, ao modelo pedagógico que orienta a construção dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância. “Esse modelo é um grande balizador dos nossos cursos, ele conforma uma série de elementos como gestão pedagógica e acadêmica, planejamento, produção e validação de material didático, o alinhamento da coordenação de curso com a coordenação de tutoria. Atribuímos muito essa nota máxima a essa estratégia de organização dos nossos processos de oferta dos nossos cursos a distância da Agead”.
“A partir dessa nota e do relatório elaborado pelos avaliadores, que é super importante para a gente identificar possíveis fragilidades, pretendemos estudar, ver os pontos a que podemos melhorar mais. E sempre cuidar do curso, para que em uma nova avaliação de renovação de reconhecimento a gente consiga manter essa nota e ainda melhorar os elementos indicados pela avaliação”, conclui a diretora.
Fonte: UFMS – Por: Alíria Aristides