Encontros abordaram agricultura sustentável, biotecnologia e mudanças climáticas
Entre os dias 7 e 14 de novembro de 2024, representantes de instituições e entidades brasileiras participaram de missão internacional à China, com o objetivo de debater temas como biotecnologia e potencializar a abertura de mercado internacional.
Integraram a comitiva brasileira, a senadora Tereza Cristina, o deputado federal Sérgio Souza, o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, o vice-presidente da Aprosoja/MS, Andre Dobashi, além de representantes da Abramilho, Embrapa, Bayer, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), e Conselho Empresarial Brasil-China.
A comitiva participou do “Workshop China-Brasil – Inovação e Biotecnologia para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar”, realizado em Pequim. O encontro reuniu entidades e autoridades do Brasil e da China, que debateram, dentre outros temas, a inovação e uso de tecnologias para aumentar a produtividade e sustentabilidade na produção de soja.
O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, que também representou a Aprosoja Brasil, apresentou o painel “Cenário da Soja”. “Encontros como estes, fortalecem a agricultura nacional, pois, são importantes oportunidades para mostrarmos o cenário da produção de grãos do Brasil e o quanto investimos em tecnologia e o quão sustentáveis são nossas propriedades rurais. Queremos cada vez mais manter o diálogo e prospectar a abertura de novos mercados para o agronegócio brasileiro”, pondera Michelc.
A missão na China começou por Xangai, com visita à International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do país. Os representantes também vistiaram a Embaixada do Brasil em Pequim, além de encontros na Academia de Ciências Agrárias (CAAS) e com Associação de Sementes da China (CNSA), quando foram abordados temas como biotecnologia na segurança alimentar, diante da necessidade de adaptação às mudanças climáticas.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2001, a China importou 13,9 milhões de toneladas das 53,7 milhões de toneladas importadas pelo mundo. Em 2024, o Brasil exportou 9,46 milhões de toneladas de soja, com impressionantes 73% destinados à China.
Fonte: Aprosoja/MS – Por: Crislaine Oliveira – * com informações da assessoria da senadora Tereza Cristina Foto: Bayer