A Conferência Global de Turismo – TechEdu – será realizada em abril de 2025
Em um esforço internacional, mais de 40 instituições de ensino superior e centros de investigação internacionais de 18 países, nos cinco continentes, organizam a Conferência Global de Turismo – TechEdu 2025. O evento será realizado entre 8 e 9 de abril de 2025 e tem como tema Tecnologias Avançadas no Ensino do Turismo. A coordenação geral é do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), de Portugal, e tem a participação do Curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios (Esan) da UFMS.
“Entramos em contato com os organizadores do ISCE nos candidatando ao consórcio de instituições que, hoje, organizam o evento. São mais de 40 instituições de 18 países. Algumas são brasileiras. Nossa responsabilidade é promover o evento dentro de nossa esfera de influência e, além disso, auxiliar na organização de um painel de cerca de 20 minutos com a temática e o formato de inserção que escolhermos, sempre de acordo com o tema central do evento”, explica o coordenador do curso, Fabio Orlando Eichenberg.
De acordo com o professor, o evento será transmitido integralmente on-line e com acesso totalmente gratuito. “A iniciativa visa a apresentar e discutir as melhores práticas de ensino do turismo com o uso das tecnologias mais avançadas e aplicadas em todo o mundo”, destaca.
“Os temas em discussão no evento tendem a ser os mais variados, considerando as realidades dos países envolvidos no consórcio de organizadores, que vai dos Estados Unidos ao Japão, passando pela África e América do Sul. Deste modo, cada integrante do consórcio certamente trará realidades distintas entre si. Isso, sem dúvidas, fortalece o entendimento do ensino em Turismo, uma vez que poderemos identificar nessa simbiose, boas e melhores práticas a serem desenvolvidas em nossas salas de aula, aqui na Esan da UFMS. E também, poderemos falar de nossas boas e melhores práticas, especialmente por meio de nossa extensão universitária, e práticas profissionais alinhadas neste modelo de extensão que tem dado excelentes resultados em nosso curso”, ressalta Fabio.
Em relação às expectativas, o coordenador diz que são inúmeras e imensas. “A maior delas é proporcionar a inserção do Curso de Turismo em canais internacionais que vincularão o nome do curso e da UFMS em níveis, até então, para nós desconhecidos. Essa internacionalização está em linha com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMS e também com o nosso Plano de Desenvolvimento da Unidade da Esan, ou seja, estamos dando um enorme passo em parceria com instituições de 18 países para este maravilhoso encontro de possibilidades de troca e inserção. Considerando nossas belezas naturais, culturais, nossa hospitalidade, certamente seremos vistos como referência no ensino em Turismo na região Centro-oeste”, afirma o professor.
Fabio também lembrou o caráter integrador do evento como um dos pontos fortes. “Toda a UFMS, em especial nossos estudantes do Curso de Turismo, terão acesso exclusivo ao melhor conteúdo de palestras, mesas-redondas, podcasts sobre ensino em Turismo, tecnologias, entre outros. Além disso, ao final de cada rodada de no máximo três horas de falas, serão abertos espaços para questionamentos que serão trocados e enviados dos 18 países. Com isso, a integração é iminente e certamente será um dos pontos fortes do evento”, comenta.
Os detalhes sobre como se inscrever, links e outras informações serão detalhadas e divulgadas em breve. Os interessados em participar devem ficar atentos à página do evento e à página da Esan.
Fonte: UFMS – Por: Vanessa Amin