ALEMS: Campanha do descarte adequado de perfurocortante segue à sanção

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram, durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (27) cinco matérias. Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 119/2024, da deputada Lia Nogueira (PSDB). A matéria, que institui a Semana de Conscientização do Descarte Adequado do Lixo Perfurocortante no Estado de Mato Grosso do Sul, com campanha a ser realizada, todos os anos, na semana correspondente ao dia 16 de maio, segue à sanção.

Lia Nogueira reforçou a importância do descarte correto do perfurocortante – Foto: Luciana Nassar

A deputada Lia Nogueira (PSDB) falou sobre a necessidade de conscientização sobre o tema. “Um projeto de suma importância, pois temos os profissionais que coletam o lixo, e precisamos proteger esses trabalhadores. É a categoria onde mais se registra acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes. Trata-se de uma questão de dignidade humana o descarte adequado desses materiais”, ressaltou a parlamentar.

Também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 13/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor). A matéria também segue à sanção. 

Primeira discussão

Três matérias foram aprovadas em primeira discussão, e voltam para análise em Plenário novamente, em segunda discussão. O Projeto de Lei 158/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que determina a obrigatoriedade de previsão de acostamento de vias em projetos de obras de pavimentação de rodovias estaduais.

A proposta estabelece que a elaboração e contratação de projetos de engenharia para execução de obras de pavimentação asfáltica em rodovias estaduais, deverão conter, obrigatoriamente, previsão de acostamentos laterais em ambos os lados.

De autoria do Poder Executivo, foram aprovados dois projetos em primeira discussão. O Projeto de Lei 260/2024, que altera a redação de dispositivo da Lei 1.152/1991, que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul. E o Projeto de Lei 234/2024, que modifica a Lei 5.615/2020, com o objetivo de ajustar algumas de suas disposições às orientações do Comitê Gestor da Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico (COGEB) e às sugestões apresentadas pela comunidade esportiva no decorrer de audiência pública.

Fonte: Agência ALEMS – Por:  Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias