IFMS leva inovação e sustentabilidade a evento nacional em Brasília

Oito projetos são apresentados na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre em Brasília (DF).

Uma delegação do Instituto Federal de Mato Grosso Sul (IFMS) participa até esta quinta-feira, 28, da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento busca divulgar a educação profissional e tecnológica, com foco na ampliação do seu reconhecimento social e atratividade, por meio da integração, interação, competições, debates e intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes. A edição deste ano traz a temática ‘Inovação, inclusão e sustentabilidade’.

“É uma oportunidade para apresentarmos nossos projetos  e trocarmos conhecimentos com outras instituições, fortalecendo parcerias e impulsionando soluções inovadoras, reforçando nosso compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo”, pontua o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Edvanio Chagas.

A programação gratuita inclui oficinas, seminários, encontros, mesas-redondas, palestras, entre outras atividades. Para a mostra de projetos, foram selecionadas mais de 400 pesquisas de 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo país.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvanio Chagas, fala sobre a importância de estudantes, servidores e gestores participarem do evento.

“Participar da Semana é uma oportunidade para apresentarmos nossos projetos e o impacto deles na pesquisa, inovação e pós-graduação. Além disso, promove a troca de conhecimentos com outras instituições, fortalecendo parcerias e impulsionando soluções inovadoras, reforçando nosso compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo”, pontua.

Os estudantes e servidores que participam da mostra de projetos têm a participação no evento custeada pela instituição. 

Projetos – O IFMS participa do evento com oito projetos desenvolvidos por estudantes e professores dos campi Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira as temáticas de alguns deles:

  • Campus Corumbá leva projeto que usa a tecnologia para preservar a história – Foto: Murilo Borges

🏺⚛️ História e Tecnologia 

“O projeto tem uma vertente educacional transformadora: as peças 3D são levadas às escolas em uma oficina interativa, onde os estudantes aprendem sobre história e ciência, e exploram o fascinante universo dessa tecnologia”, explica o professor Anderson das Neves, que levou o projeto de Corumbá.

Intitulado ‘Preservação de objetos com valor histórico através de escaneamento e impressão 3D’, o projeto é desenvolvido no Campus Corumbá, sob orientação do professor Anderson das Neves. A iniciativa busca preservar objetos de interesse científico e cultural, criando réplicas virtuais de objetos históricos da região pantaneira. 

“O projeto tem uma vertente educacional transformadora: as peças 3D são levadas às escolas em uma oficina interativa, onde os estudantes aprendem sobre a história e a ciência por trás dos objetos, além de explorar o fascinante universo dessa tecnologia. As escolas também recebem uma ‘caixa pedagógica’ com os objetos apresentados, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado”, explica o docente.

O trabalho é conduzido pelo Laboratório de Informática Aplicada e Desenvolvimento de Software (Liads) e pelo IFMaker, tendo como parceiro o Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio dos laboratórios de Arqueologia do Pantanal (LPAN) e Zoologia.

  • Campus Jardim mostra que é possível produzir tinta com plantas do Cerrado – Foto: Murilo Borges

🎨🍃 Arte e Sustentabilidade

“A pesquisa utilizou pigmentos naturais extraídos de folhas, sementes e cascas do Cerrado. O resultado foi a criação de tintas aquareláveis produzidas de forma artesanal e ecológica”, comenta Rafaela de Oliveira, coordenadora do projeto do Campus Jardim.

Outro projeto apresentado é o ‘Arte consciente: aquarelando com as cores da natureza’, desenvolvido no Campus Jardim, com a docente Rafaela Chivalski de Oliveira como orientadora. A iniciativa consiste no desenvolvimento de tintas naturais com pigmentos do Cerrado, promovendo práticas sustentáveis que unem arte, sustentabilidade e valorização do bioma.

O trabalho surgiu para atender a uma necessidade dos artistas locais, que enfrentam a falta de lojas especializadas na região. Essa ausência os força a comprar os materiais pela internet, impactando negativamente o comércio local e contribuindo para a poluição causada pelo transporte de encomendas. 

“A pesquisa utilizou pigmentos naturais extraídos de folhas, sementes e cascas do bioma Cerrado, além de materiais reaproveitados do cotidiano, fundamentando-se nos serviços ecossistêmicos de provisão – recursos naturais que promovem qualidade de vida e bem-estar. O resultado foi a criação de tintas aquareláveis produzidas de forma artesanal e ecológica”, comenta a docente. 

  • Campus Nova Andradina mostra projeto que estimula o consumo consciente – Foto: Murilo Borges

👕🌏 Consumo Sustentável

“O Quintal de Trocas ocorre mensalmente em espaços públicos, usando uma moeda social de valor simbólico criada pela comunidade para facilitar o intercâmbio”, detalha Fernanda Junglos, servidora que apresenta o projeto do Campus Nova Andradina.

Outro trabalho dedicado a promover a sustentabilidade é ‘Quintal de trocas: praticando o consumo consciente e a economia solidária em Nova Andradina – MS’. A responsável pelo projeto é a servidora do Campus Nova Andradina, Fernanda Junglos. A iniciativa aborda temas como consumismo, solidariedade e economia solidária.

“O espaço une música, feira de trocas de roupas, livros, objetos decorativos e brinquedos, rodas de conversa, oficinas e bate-papo sobre consumo consciente e economia solidária. As feiras ocorrem mensalmente em espaços públicos, usando uma moeda social de valor simbólico criada pela comunidade para facilitar o intercâmbio”, detalha.

As ações preveem trocas, doações e encaminhamento de materiais para reciclagem, formas de estimular as práticas da troca, do desapego e da sustentabilidade.

  • Campus Coxim leva projeto inovador para a criação de pescado – Foto: Murilo Borges
  • Campus Naviraí mostra uma forma natural de conservar a banana após a colheita – Foto: Murilo Borges
  • Campus Ponta Porã apresenta projeto de automação para a piscicultura – Foto: Murilo Borges
  • Campus Ponta Porã também mostra projeto sobre reativação de hortas escolares – Foto: Murilo Borges
  • Campus Três Lagoas apresenta recursos didáticos para divulgar mulheres cientistas – Foto: Murilo Borges

  << AnteriorPróximo >>  

Semana Nacional – Realizado desde 2021, o evento tem como atrações apresentações de pesquisas que envolvem tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outros temas. 

Temáticas como empreendedorismo, assistência técnica e desenvolvimento sustentável também fazem parte das atividades previstas na programação, que prevê ainda atividades interativas.

Mais informações estão disponíveis na página da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.

Projetos do IFMS na edição 2024 da Semana EPT *

CampusProjetoProponenteEstudantes
CorumbáPreservação de objetos com valor histórico através de escaneamento e impressão 3DAnderson Pereira das NevesJoão Paulo Marques Lesmo
CoximInovação sustentável para a criação de peixes Odair DiemerLeonardo Pereira Silva
Lorrayne Mendonça
Gabriel Brito da Silva
JardimArte consciente: aquarelando com as cores da naturezaRafaela Chivalski de OliveiraAna Clara Monteiro Pretti
NaviraíConservação pós-colheita de frutos de banana (Musa spp.) com o uso de revestimentos biodegradáveis e extratos vegetaisCristiana Maia de OliveiraMariane Ramalho da Silveira
Nova AndradinaQuintal de trocas: praticando o consumo consciente e a economia solidária em Nova Andradina-MSFernanda Soares JunglosRayany Marques de Souza
Ponta PorãAutomação e Monitoramento de Tanques Elevados para Criação de Peixes com Tecnologias IoTCelso Soares da CostaEdivilson Boeque Mioto
Matheus Colman Leonel
Projeto de reativação de hortas escolaresLuis Vitor Neves de OliveiraTainara Ramires Cardoso
Iuri Vinicius Santos Vider
Três LagoasDesenvolvimento de recursos didáticos para divulgação de mulheres cientistasBruna Silveira PavlackAlana Serra Scherer 

* Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias