
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) iniciou o Estágio de Direção e Operação 4×4 (EDO4x4), que visa capacitar os bombeiros militares para a condução e operação de viaturas em terrenos desafiadores, como os que são encontrados no Pantanal. A formação faz parte das ações de preparação para o enfrentamento da fase mais crítica da temporada de incêndios florestais.
O estágio iniciado nesta segunda-feira (17), tem foco na qualificação dos bombeiros para o uso eficiente dos veículos da Corporação em missões que exigem deslocamentos fora da estrada, o que envolve manutenção corretiva e preventiva das viaturas, transposição de obstáculos e uso das tecnologias disponíveis.
O treinamento visa ainda aprimorar a execução de atividades de combate a incêndios florestais, transporte de tropa e operações especiais em locais de difícil acesso, além de reforçar o princípio da economicidade na gestão das viaturas.

Com um total de 20 militares participantes, a formação atende à Diretriz de Ensino do CBMMS e terá duração de cinco dias, com carga horária de 50 horas-aula. As atividades serão totalmente práticas e acontecerão na Academia de Bombeiros Militar.
Os alunos também passarão por instruções externas, programadas para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro, na Fazenda Piana e no Morro do Ernesto, em Campo Grande. As duas localidades foram escolhidas estrategicamente por apresentarem diferentes tipos de terreno, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais na condução off-road, como é chamada essa técnica de condução.
Serão ministradas durante o curso as disciplinas de introdução à condução em situação fora da estrada; veículos off-road: características e recursos; terrenos e obstáculos; legislação de trânsito para veículos de emergência; mecânica aplicada; recursos, bombas de incêndio e equipamentos ABTF; técnica e padronização de deslocamento em comboio; aplicação de recursos e equipamentos para a transposição de obstáculos; e prática de direção fora da estrada.

Durante as aulas serão utilizadas sete viaturas tipo picape, modelos S10, L200 e Ranger. O encerramento do curso acontece na próxima sexta-feira (21), com formatura e entrega dos certificados aos militares que concluírem as instruções às 17h, na Diretoria de Proteção Ambiental, localizada dentro do Parque das Nações Indígenas.
Ao participar da aula inaugural do estágio, o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental do CBMMS, Major Eduardo Teixeira, reforçou a importância do treinamento contínuo dos militares para garantir também mais eficácia nas missões da Corporação. Segundo ele, “essa é a primeira edição do curso, que servirá de base para o aperfeiçoamento nas edições dos próximos anos”.
Já o Subtenente Rodrigues Junior, instrutor do estágio, explicou que a capacitação será dividida em dois momentos, sendo o primeiro de aulas com orientação prática e, o segundo, de exercícios de condução e utilização dos recursos.
“Os militares colocarão em prática a condução de veículos 4×4 no Morro do Ernesto. Depois, na Fazenda Piana, haverá um circuito onde todos os alunos deverão passar e acionar os recursos, com transposição de obstáculos. Na sexta-feira, está previsto um treinamento em área de areia e, posteriormente, uma prova”, explicou.
A aula inaugural também contou com a presença do comandante da Academia de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel André Vitório Munhoz Rosa de Oliveira.
Fonte: Secom – CBMMS – Fotos: Divulgação