
Nesta segunda-feira (05), uma cerimônia realizada na Praça Ary Coelho marcou a abertura do Movimento Maio Amarelo em Campo Grande. O evento contou com a presença de diversas autoridades de trânsito e da prefeita Adriane Lopes, que convocou os representantes do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito de Campo Grande) e toda a população a participar do movimento, com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por sinistros de trânsito.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, que representou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade Júnior, destacou a união de forças das mais diversas instituições que atuam em prol da segurança viária, além da referência que o estado se tornou para outras regiões do país. “Campo Grande sediará o encerramento do Maio Amarelo, no próximo dia 27 de maio, e foi escolhida pelos órgãos nacionais por sua referência em ações voltadas para o trânsito seguro”, afirmou Andrea Moringo.
Em 2025, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) escolheu como tema da campanha Maio Amarelo: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Para o tenente-coronel Carlos Augusto Pereira Regalo, comandante do BPTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito), as pessoas devem tirar o foco dos números e focar no ser humano. “Números sempre vão existir, mas o que devemos priorizar é a questão humana. Ao desacelerar, temos menos pessoas envolvidas em sinistros; estaremos discutindo danos materiais, e não danos humanos”, ressaltou Regalo.
Após a cerimônia de abertura, as autoridades realizaram a entrega de material educativo aos condutores na Rua 13 de Maio, próxima à Praça Ary Coelho.

Ações no interior
Durante o feriado, o município de Bonito realizou diversas ações em prol do Movimento Maio Amarelo. Além de palestras no comércio local e em balneários, aconteceu a Corrida do Dia do Trabalhador, que teve como tema o Maio Amarelo. A corrida contou com a participação de 308 corredores e atraiu diversas pessoas que acompanharam o evento. “A população foi muito receptiva aqui em Bonito. Houve grande participação nas palestras, e muitos que não conheciam o movimento Maio Amarelo agora estão nos apoiando”, afirmou Andrea Moringo, que ministrou palestras e participou da corrida no município.

No dia 03 de maio, técnicos do Detran-MS estiveram presentes na 29ª Festa da Linguiça de Maracaju, no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza. Mais de 60 pessoas participaram da atividade utilizando os óculos de simulação de embriaguez, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da associação entre álcool e direção.
Encerramento nacional pela primeira vez em MS
Ao longo do mês, o Detran-MS e os demais membros do GGIT desenvolverão uma série de ações educativas e de fiscalização. O destaque fica para o encerramento nacional do movimento que será realizado pela primeira vez em Campo Grande.
O estado de Mato Grosso do Sul foi escolhido pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) por seu destaque nacional em ações educativas, inovação e digitalização de serviços à população promovidas pelo Detran-MS, além da adesão total de seus municípios ao Sistema Nacional de Trânsito.
A cerimônia de encerramento do Maio Amarelo acontecerá no dia 27 de maio, no Bioparque Pantanal, e contará com a presença de autoridades de trânsito de todo o Brasil.





Fonte: Detran/MS – Por: Emmanuelly Castro – Fotos: Rachid Waqued