
Professor do Pará oferece cursos livres do Instituto Federal a comunidades isoladas. Aulas são em ônibus adaptado com sala de aula e laboratório
A capilaridade é uma das características mais marcantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com a presença de instituições em todas as regiões do país, o desafio é interiorizar cada vez mais a oferta de cursos nos mais variados níveis e modalidades de ensino. A educação a distância é uma das maneiras pelas quais esse conhecimento tem cruzado divisas e chegado às regiões mais isoladas do Brasil.
Um exemplo é a história inspiradora de Edimison Silva, professor da rede estadual do Pará que descobriu nos cursos livres do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) uma ferramenta eficiente para a inclusão digital e a qualificação profissional de pessoas que vivem em áreas remotas da Amazônia. Os quase 3 mil quilômetros que separam os estados não foram empecilho para o espírito transformador do educador e o poder da educação a distância.
Motorhome funciona como laboratório de Informática, sala de aula e lar do professor – Foto: Arquivo Pessoal
Professor viaja com seu ‘motor-home escola’ por diversos municípios paraenses – Foto: Arquivo Pessoal
O começo – Desde 2024, Edimison desenvolve o projeto Comunidade Rural Digital (CRD), que faz parte do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), política pública estadual que leva o ensino médio a regiões remotas do Pará. Por meio de um ‘motorhome-escola’ – ônibus adaptado que serve como lar, sala de aula e laboratório de informática -, o professor promove a inclusão digital, com atividades desenvolvidas por cerca de 75 dias em cada comunidade.
Foi nesse contexto que Edimison resolveu concretizar um projeto de vida. “Era a oportunidade ideal para realizar um sonho antigo, oferecer cursos de inclusão digital e qualificação profissional em meu ‘motorhome-escola'”, relembra.
As primeiras comunidades contempladas foram Marudazinho, às margens do Rio Marapanim, e São Pedro do Cunarijó, na divisa entre São Miguel do Guamá, Irituia e São Domingos do Capim. Inicialmente, o CRD focou em projetos de energia sustentável e exibições educativas de cinema. Porém, a visão de Edimison era mais ampla: levar inclusão digital a essas populações isoladas, onde qualquer qualificação profissional está a quilômetros de distância, a custos inacessíveis.
Certificados de curso livre do IFMS sendo entregues aos concluintes paraenses – Foto: Arquivo Pessoal
Projeto já certificou 25 estudantes que concluíram os cursos livres do IFMS – Foto: Arquivo Pessoal
De Mato Grosso do Sul para o Pará – Neste ano, a busca por novos conteúdos on-line levou o professor a conhecer a plataforma de cursos livres do IFMS.
“A partir de pesquisas na internet, chegamos ao IFMS e sua plataforma de cursos livres, que ajudaram a inaugurar uma nova fase do CRD, a inclusão digital e a qualificação profissional com certificação”, celebra.
O curso de Informática Básica, com carga horária de 60 horas, destacou-se por ter material didático em PDF, videoaulas, interação com especialistas e suporte eficiente. Dessa forma, o IFMS se tornou ‘parceiro oficial’ do CRD.
A primeira turma, na comunidade de Vila São Benedito, tinha encontros semanais de duas a três horas. Dos 19 inscritos, 17 concluíram o curso e receberam os certificados. Desde que começou a ofertar cursos livres do IFMS, o projeto já soma 25 certificações em diversas áreas.
“Vai me ajudar, com certeza, porque é sempre bom ter um conhecimento que pode me ajudar futuramente em algum emprego”, analisa Isabela Silva e Silva, 25, que fez o curso livre de Informática Básica do IFMS.
Uma das formandas é Isabela Silva e Silva, 25, que ficou curiosa ao ver um ônibus parado em frente à escola da cidade de Maracanã (PA). Quando ficou sabendo da oferta de cursos gratuitos não pensou duas vezes.
“Eu já tinha começado um curso de informática, mas não pude terminar. Agora consegui e vai me ajudar, com certeza, porque é sempre bom ter um conhecimento que pode me ajudar futuramente em algum emprego”, analisa Isabela, que está em um processo seletivo e espera ser contratada.
O projeto tem como objetivo principal ampliar o acesso às tecnologias digitais em comunidades rurais, ribeirinhas e tradicionais, capacitando estudantes e moradores para a utilização de ferramentas da informática e produção de conteúdos digitais. O público-alvo são as comunidades de Matapiquara, Marudazinho, Fazendinha, São Pedro do Cunarijó e Vila São Benedito, onde as famílias vivem da agricultura, extrativismo e pesca. Em um ano, o CRD realizou mais de 600 atendimentos, incluindo atividades educativas e de inclusão digital.
“Em áreas onde o acesso à educação formal ainda enfrenta muitos desafios, esses cursos funcionam como pontes para o conhecimento, capacitação profissional e fortalecimento da cidadania,” afirma o professor do Pará, Edimison Silva.
Para Edimison, a oferta de cursos gratuitos e de livre acesso na Amazônia Paraense é uma oportunidade para a promoção da inclusão social e do desenvolvimento local.
“Em áreas onde o acesso à educação formal ainda enfrenta muitos desafios, esses cursos funcionam como pontes para o conhecimento, capacitação profissional e fortalecimento da cidadania,” afirma.
O professor ressalta o potencial dessas formações para o empoderamento de jovens, mulheres e povos tradicionais, que muitas vezes estão à margem das políticas públicas.
“Quando bem planejados e sensíveis às realidades culturais e socioeconômicas da região, esses cursos podem promover o protagonismo comunitário e estimular a geração de renda, com respeito ao meio ambiente e às tradições locais”, complementa o professor do Pará.
“Os cursos livres promovem inclusão digital, ampliam oportunidades de capacitação, complementam a formação e, acima de tudo, reforçam o compromisso do IFMS com uma educação acessível, humana e transformadora”, afirma a diretora do Centro de Educação a Distância, Lia Quinta.
A diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS, Lia Quinta, ressalta a capacidade da educação a distância de construir pontes de aprendizado em todo o país.
“Os cursos livres do IFMS são uma excelente oportunidade para quem busca aperfeiçoamento e atualização profissional com flexibilidade, autonomia e acesso imediato. Com amplo alcance, esse formato rompe barreiras geográficas, sociais e tecnológicas, alcançando pessoas de diferentes perfis e contextos, além de atender a uma variedade de interesses.
Lia destaca que os cursos livres cumprem múltiplos propósitos.
“Promovem inclusão digital, ampliam oportunidades de capacitação profissional, contribuem para a atualização de conhecimentos, complementam a formação com horas extracurriculares e, acima de tudo, reforçam o compromisso do IFMS com uma educação acessível, humana e transformadora”, afirma a diretora.

- Fonte: Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread)
Cursos Livres – Em 2024, o IFMS contabilizou 84 mil matrículas nos cursos livres, com um total de 19.968 concluintes. Até maio deste ano, a instituição já soma 58 mil matriculados, com 6.843 concluintes.
Por meio do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), são ofertadas mais de 40 opções de cursos livres gratuitos com os os mais variados temas.
De curta duração e oferecidos na modalidade de educação a distância, possuem cargas horárias que variam de 20 a 60 horas. Além de permitir que o cursista avance no conteúdo conforme seu próprio ritmo, outra vantagem é que a certificação é feita pelo próprio estudante, ao final do curso livre.
As inscrições são gratuitas e, neste primeiro semestre, devem ser feitas até 18 de junho. Já os cursos precisam ser concluídos até 30 de junho. Para se inscrever basta acessar a plataforma de Cursos Livres do IFMS, fazer o cadastro com dados como nome, CPF e e-mail, e escolher o curso.
Confira a lista dos 41 cursos livres ofertados pelo IFMS:
- A Interdisciplinaridade no Contexto da EPT
- Álgebra Básica II
- Assédio Moral e Sexual: Prevenção e Enfrentamento
- Comunicação Eficaz para Vendas
- Conceitos Básicos de Química
- Conhecer para incluir: TEA no contexto escolar
- Criação de Pintados em Tanques Elevados
- Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Diálogos sobre Evasão Escolar
- Diversidade e Relações Étnico-Raciais
- Ética e Integridade na Pesquisa
- Espanhol: Língua e Cultura
- Estratégias de Ensino e Aprendizagem
- Filosofia Antiga
- Formação para Bancas de Heteroidentificação
- Formação Pedagógica para EaD
- Francês Básico
- Informática Básica
- Inclusão em Ação: Atendimento Educacional Especializado
- Inclusão no Ambiente Escolar: Tecnologias Assistivas
- Iniciação ao Empreendedorismo
- Introdução à Ciência de Dados
- Introdução à Inteligência Artificial
- Introdução à Lógica
- Introdução à Lógica de Programação com Arduino
- Let Us Play
- Libras Básico
- Libras Intermediário
- Lógica de Programação com Arduino (Intermediário)
- Luz, Câmera e Animação: Stop Motion na Ciência
- Marketing Digital
- Matemática: Álgebra Básica
- Matemática Financeira
- Modelagem 3D de Sólidos: Básico
- Moodle Básico para Educadores
- Narrativas Históricas de Mato Grosso do Sul
- Operação dos Tratores Linha 5E
- Produção de Videoaulas
- Programação de Robótica Lego EV3
- Redação e as Bases Científicas
No segundo semestre, as inscrições são reabertas, com novo cronograma. Mais informações sobre os cursos livres podem ser obtidas pelo e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.
Acesse a plataforma de Cursos Livres do IFMS!
Fonte: IFMS – Por: Osvaldo Sato