Semana começa com sol forte, calorão e ar seco em Mato Grosso do Sul

Sol: Foto: Reprodução Istoé
Sol: Foto: Reprodução Istoé

Chuvas serão raras e passageiras

A semana que se estende de segunda-feira (19) até quinta-feira (22) em Mato Grosso do Sul será marcada por tempo firme, predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todo o território sul-mato-grossense. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essa estabilidade atmosférica é consequência da atuação de um sistema de alta pressão, responsável por inibir a formação de nuvens carregadas e manter o clima seco e quente.

Manhãs amenas e tardes escaldantes

As primeiras horas do dia ainda terão temperaturas mais agradáveis, com mínimas que variam entre 13°C e 16°C em diversas regiões. No entanto, com o avanço das horas, os termômetros sobem rapidamente, podendo registrar máximas de até 33°C em áreas como o norte, nordeste, sudoeste e o Pantanal.

Veja os destaques regionais de temperatura:

  • Sul, Cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 13°C e 17°C; máximas variando de 27°C a 30°C.
  • Região Sudoeste e Pantanal: amanhece entre 19°C e 25°C, com tardes que chegam a 33°C.
  • Bolsão, Leste e Norte do estado: mínimas entre 16°C e 20°C; máximas entre 30°C e 32°C.
  • Campo Grande: mínima prevista entre 20°C e 22°C e máxima entre 29°C e 31°C.

Baixa umidade exige atenção à saúde

Com o ar seco predominando, os níveis de umidade relativa do ar devem oscilar entre 25% e 45%, principalmente nas horas mais quentes da tarde. Essa condição exige cuidados especiais com a hidratação e com a saúde respiratória, além de precauções para evitar queimadas e incêndios florestais.

Ventos e sensação térmica

Os ventos, que sopram do quadrante leste, tendem a apresentar intensidade moderada, com velocidades que podem variar entre 30 km/h e 50 km/h. Em alguns pontos do estado, há possibilidade de rajadas mais intensas, ultrapassando os 50 km/h, o que pode gerar sensação de clima ainda mais seco e quente.

Chuva isolada ainda é possibilidade pontual

Apesar do domínio do tempo seco e da alta pressão, há previsão de instabilidade localizada em algumas regiões, especialmente no sul e sudoeste do estado. Essa possibilidade se deve à influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis médios da atmosfera, associados ao avanço de uma frente fria pelo sul do país, que pode provocar pancadas isoladas de chuva, porém sem volume significativo.

Por: Mato Grosso do Sul-Notícias * com informações do Cemtec

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Assine agora a newsletter gratuita do Mato Grosso do Sul Notícias e receba as principais notícias direto no seu e-mail. Informação de qualidade, rápida e sem custo!