
A unidade faz parte do Projeto Estações Meteorológicas de Mato Grosso do Sul, executado pela Aprosoja/MS
A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) concluiu, nesta terça-feira (20), a instalação da primeira estação meteorológica do Projeto Estações Meteorológicas de MS, na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense.
A estrutura, que marca o início da implantação das 19 unidades do tipo MAWS (Mobile Automatic Weather Station) previstas, já está em operação, em fase de testes. O equipamento conta com tecnologia de ponta e segue padrões internacionais de monitoramento climático.
Cada unidade registrará indicadores climáticos como temperatura, umidade relativa do ar, sensação térmica, velocidade do vento, precipitação e radiação solar. As informações alimentarão o sistema do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), ampliando a cobertura territorial e auxiliando tanto a população urbana quanto a rural com previsões mais assertivas.
“Essa iniciativa é executada pela equipe da Aprosoja/MS, em parceira como Governo do Estado, por meio do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems) e do Fundo de Regularização de Terras (Funter), e conta ainda com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Cemtec”, explica Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS.
De acordo com o cronograma de instalação, a próxima localidade a receber uma estação meteorológica será Nabileque. Até setembro de 2026, outras regiões também serão contempladas, incluindo os municípios de Água Clara, Inocência, Paraíso das Águas, Figueirão, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Anaurilândia e Corumbá, além de pontos estratégicos do Pantanal, como Abobral, Paiaguás e Amolar.
Fonte: Aprosoja/MS – Por: Joélen Cavinatto- Foto: Lucas Almeida (Técnico Interno Aprosoja/MS)