
Durante todo o mês de maio, o programa Vem pra UFMS: Ciência nas Escolas leva ações de extensão em diversas áreas do conhecimento para escolas da rede pública nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim, Paranaíba, Três Lagoas, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. A programação tem a participação de professores, técnicos-administrativos e estudantes de graduação da Universidade.
“A motivação veio da necessidade de estreitar a relação da Universidade com a comunidade, de fazer de fato uma Universidade extra muros, que popularize a ciência tornando o conhecimento científico mais acessível. Como as escolas de ensino básico estão formando cidadãos para o futuro, nossa ideia é contribuir na formação de cidadãos mais informados e críticos”, explica a coordenadora do programa e secretária de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Naiade Alcântara.
“A organização é feita em conjunto com as secretarias de educação municipal e estadual, para selecionar as escolas públicas que têm disponibilidade para receber os projetos da UFMS em datas pré-definidas. Por outro lado, publicamos um edital para que os professores e técnicos da Universidade possam cadastrar suas propostas para apresentação nas escolas, disponibilizamos um modelo de banner. No entanto, os professores e alunos da Instituição levam outros materiais para exposição, como maquetes, peças e jogos, por exemplo. Levamos em consideração a vontade de todos da Instituição em popularizar a ciência, de estar presente onde é necessário, compartilhando as experiências e a ciência que está presente em nosso cotidiano”, fala Naiade.
De acordo com a secretária, o público-alvo são alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. “As escolas participantes são escolhidas a cada ano, pois tentamos sempre atender uma nova escola”, conta. De 2022 a 2024, já foram atendidas cerca de 50 escolas em dez cidades de Mato Grosso do Sul, com a participação de cerca de 2 mil estudantes e servidores da UFMS. “Os professores e estudantes vão até a escola às 7h da manhã e preparam as apresentações em local definido pela escola, pode ser na quadra ou em auditório. Após tudo pronto, a escola vai liberando as turmas das escolas para assistirem as apresentações”, explica.
“A expectativa é atender alunos, professores e demais profissionais das escolas, conseguindo transmitir conhecimento, demonstrando a ciência em seus detalhes. Nosso objetivo não é apenas a divulgação científica, mas sim a popularização da ciência, uma vez que a popularização se compromete em ir ao encontro dos excluídos da cultura científica e de tornar o conhecimento de fácil compreensão. Quanto à programação, ela ocorre de maneira muito tranquila, com a escola liberando as turmas para assistirem as apresentações e discutirem os temas com nossos estudantes e professores”, ressalta.
Nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23, o programa Vem pra UFMS: Ciência nas Escolas estará em cinco escolas municipais de Campo Grande: Doutor Plínio Barbosa Martins, José Rodrigues Benfica, José Dorilêo de Pina, Professor Licurgo de Oliveira Bastos e Consulesa Margarida Makshoud Trad. A iniciativa reúne professores e estudantes da Escola de Administração e Negócios, das faculdades de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Artes, Letras e Comunicação; Ciências Humanas; e Medicina Veterinária e Zootecnia; além dos institutos de Biociências; Física; e Integrado de Saúde.
Na próxima semana, as atividades serão realizadas em Chapadão do Sul e em Coxim, no dia 27; em Paranaíba e Três Lagoas, no dia 28; Nova Andradina e Naviraí, no dia 29; e Ponta Porã, no dia 30.
As atividades do programa já foram realizadas nos municípios de Aquidauana e Corumbá, nos dias 15 e 16, respectivamente. Em Aquidauana, estudantes e professores dos cursos de Letras, Matemática e Ciências Biológicas apresentaram as ações desenvolvidas na Universidade para os alunos da Escola Estadual Coronel Alves Ribeiro.
“É a segunda vez que participo do programa Vem Pra UFMS: Ciência nas Escolas, esse ano apresentando o projeto Mostra Matemática, no qual levamos materiais didáticos para trabalhar a Matemática de forma atrativa. Foi muito bacana sentir o entusiasmo, encantamento e curiosidade dos alunos, especialmente do 6° ano. Que as sementes da ciência lançadas durante as ações do programa, possam gerar frutos de futuros estudantes universitários e pesquisadores”, destacou a professora Juliana Alves.
Em Corumbá, as atividades foram realizadas na Escola Estadual Dom Bosco. “Prezei, como professora coordenadora, pela a interdisciplinaridade de três cursos de graduação oferecidos pelo Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan). Dessa forma, tivemos estudantes do curso de Direito, Administração e Psicologia, por entender que fenômenos sociais como é o bullying e cyberbullying apresentam uma complexidade em que a junção dos estudantes de outras áreas para além do Direito só vem a somar a apresentação do trabalho desenvolvido pela UFMS. É importante, também, ressaltar quando se fala em ciência para adolescentes e jovens, que a primeira ideia é de um cientista em um laboratório com tubos de ensaio. Então tivemos a possibilidade de apresentar um trabalho onde foi explicitado que as Ciências Sociais Aplicadas, como o Direito e a Administração, bem como a Psicologia, também produzem pesquisas”, comentou a professora Maria Ferreira.
“Eu achei um projeto bem interessante, com uma temática bem sensível e bem atual, e diretamente ligado aos adolescentes, que têm bastante contato com a internet, seja por redes sociais, plataformas. Foi uma boa experiência, sempre quis falar desses temas com as pessoas, pois parece que muitos ainda não entendem a gravidade do cyberbullying e as consequências jurídicas desses atos”, finalizou o estudante de Direito do CPan Heitor de Almeida.








Fonte: UFMS – Por: Vanessa Amin – Fotos: Arquivo dos coordenadores dos projetos