
Teve início nesta semana o estágio supervisionado de acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o Programa de Estágio em Psicologia Jurídica, viabilizado por meio de parceria entre o Poder Judiciário sul-mato-grossense e a instituição de ensino superior.
No dia 21 de maio, os estudantes do 5º semestre da UEMS foram recebidos na sede da Coordenadoria, acompanhados pelas professoras responsáveis pelo estágio, Dra. Mary Cristina Olimpio Pinheiro e Me. Josiane Emília do Nascimento Wolfart. Na ocasião, participaram de um Círculo de Construção de Paz conduzido pelas psicólogas e facilitadoras Maria Alice Motta e Soleide Bendo da Silva, integrantes do Programa Justiça Restaurativa na Escola.
A atividade teve como objetivo acolher os acadêmicos e apresentar a eles a principal metodologia utilizada na Justiça Restaurativa. O Círculo proporcionou um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento de vínculos, permitindo aos participantes expressarem-se de forma autêntica e conhecerem melhor seus colegas de jornada.
Durante o estágio, os estudantes serão orientados pela psicóloga da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Renata Queiroz Giancursi, que também participou do Círculo de Construção de Paz. A diretora da Coordenadoria, Célia Ruriko Wolfring, deu as boas-vindas ao grupo e destacou a importância da formação prática na área da Psicologia Jurídica.
A atuação dos acadêmicos se estenderá de maio a outubro, período em que terão a oportunidade de conhecer todos os setores da Coordenadoria e compreender suas formas de atuação. A parceria com a UEMS é fruto de iniciativa da juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da capital, que visa contribuir para a formação de profissionais capacitados a lidar com a realidade de crianças e adolescentes sujeitos de direitos e demandas jurídicas.
Fonte: TJMS – Foto: Divulgação TJMS