O que acontece ao mudar o perfil dos pneus do carro? É permitido?

Ao optar pela troca do tipo de pneu, é fundamental entender impactos que essa mudança pode trazer

Muitas vezes negligenciados, os pneus são a conexão entre o asfalto e o veículo. Ainda gerando muitas dúvidas, a troca deles exige atenção a regras, já que uma troca inadequada pode, além de prejudicar o desempenho do automóvel, caracterizar uma infração de trânsito. Entenda abaixo se é permitido mudar o perfil dos pneus do carro e o que pode acontecer se isso for feito.

A troca do perfil dos pneus está relacionada diretamente com elementos como desempenho, amortecimento, firmeza da condução, consumo de combustível, estabilidade do veículo, entre outros. Por isso, é fundamental entender os impactos que essa mudança pode causar no automóvel.

O perfil do pneu — também conhecido como aspecto ratio — é a relação entre a altura da parede lateral do pneu e a largura da banda de rodagem, expressa como uma porcentagem, como explica Marcelo Farias, especialista técnico na área automotiva do Senai-PE.

“Um perfil mais baixo resulta em menos amortecimento, o que pode tornar a condução mais firme ou dura. No entanto, melhora a resposta da direção e a estabilidade em curvas, já que há menos deformação da parede lateral”, explica Farias.

Conforme noticiado pela CNN Brasil, ainda segundo o especialista, os pneus de perfil baixo têm paredes laterais mais rígidas, o que melhora a estabilidade e a resposta em curvas, especialmente em alta velocidade. Isso também pode resultar em melhor tração e manuseio.

“Já os pneus de perfil mais alto tendem a flexionar mais em curvas, o que pode reduzir a precisão da direção e a estabilidade, mas são mais tolerantes em terrenos irregulares”, explica.

Nem todas as alterações de perfil são recomendadas para todos os veículos. Mudanças drásticas podem afetar o desempenho, o consumo de combustível e até mesmo a segurança.

Exemplo de um pneu de perfil baixo / Foto: Divulgação/BMW

Picapes e SUVs, geralmente, contam com perfil de pneu mais alto (foto abaixo), pois eles dão maior conforto na rodagem.

Exemplo de um pneu de perfil mais alto
Exemplo de um pneu de perfil mais alto / Foto: Divulgação

Nomenclaturas 

Antes de detalhar as normas e dicas para substituição dos pneus, é importante compreender algumas nomenclaturas que aparecem na lateral deles. Por exemplo, ao observar um pneu marcado como 175/65 R15, cada número e letra possui um significado específico:

  • 175: refere-se à largura do pneu, ou seja, à banda de rodagem, que, neste caso, é de 17,5 cm;
  • 65: indica o perfil do pneu, que é a altura da parede lateral em relação à largura da banda de rodagem, expressa como uma porcentagem;
  • R15: é o tamanho do aro, ou seja, o diâmetro da roda em polegadas.

Legislação

Outro aspecto para avaliar na hora de trocar os pneus diz respeito às normas de trânsito, regidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na legislação complementar do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De forma prática, o pneu não pode ultrapassar para a parte externa do para-lama. “Existe um teste de esterçamento. Quando gira totalmente o volante para os dois lados, o pneu não pode bater e tocar em parte nenhuma do veículo”, explica Eduardo Alves, instrutor de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Alves sugere que os condutores consultem sites especializados que indicam se uma troca é viável dentro das normas. Por exemplo, se ele deseja aumentar a estabilidade do carro e tem pneus de largura 175, mas considera trocar por 195, esses sites permitem verificar se a substituição está em conformidade com as regras estabelecidas.

Caso a mudança não atenda à legislação, a situação será considerada alteração de característica. Assim, o proprietário do automóvel fica sujeito a uma punição considerada grave, com aplicação de cinco pontos na habilitação de motorista e uma multa no valor de R$ 195,23.

Por: Rodrigo Barros

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