
Na disputa dos B-SUVs, Fiat Pulse 2026 oferce mais potência com preço mais em conta
A provocação da Fiat já surgiu quando o Pulse 2026 foi apresentado: preços seriam revelados somente após 25 de maio. A indireta era clara, pois a marca italiana iria aguardar a rival Volkswagen lançar o novo Tera 2026. Nesta terça-feira (27), a Fiat cumpriu promessa de tentar jogar água no chopp da Volks. O Fiat Pulse é mais barato que o Volkswagen Tera.
Desenvolvido no Brasil e produzido em Betim (MG), o modelo chega ao mercado com alterações pontuais no visual, algumas melhorias no acabamento e novas versões, incluindo a opção de teto solar panorâmico como item opcional. Os preços partem de R$ 98.990, abaixo que o Tera de entrada.
O design frontal foi atualizado, aproximando o Pulse do visual do Fastback, com novas grades e para-choques redesenhados. Nas laterais, frisos aerodinâmicos foram adicionados aos protetores de para-lamas. Internamente, o modelo manteve o painel conhecido, mas versões de entrada passaram a adotar acabamento escurecido.
A central multimídia de 10,1 polegadas permanece nas versões mais caras, enquanto a de 8,5 polegadas equipa as opções de entrada. O teto solar panorâmico fixo, disponível apenas para a versão Impetus, é a principal novidade do catálogo.

O Pulse 2026 manteve suas dimensões: 4,09 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e entre-eixos de 2,53 metros. O porta-malas segue com capacidade para 370 litros. Em termos de segurança, o modelo preserva o pacote ADAS, com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, a partir da versão Audace.
A gama de versões foi ampliada, com o retorno da Drive 1.3 MT, equipada com motor aspirado Firefly de até 107 cv e câmbio manual. Seu preço parte de R$ 98.990. Logo acima está a Drive 1.3 CVT, com valor de R$ 111.990, que acrescenta transmissão automática e piloto automático.
A nova T200 AT, com motor turbo de 130 cv e 200 Nm, custa R$ 116.990, substituindo as rodas de aço pelas de liga leve de 16 polegadas. A Audace Hybrid, com sistema híbrido-leve, sensor de estacionamento, partida remota e central maior, sai por R\$ 131.990. Por fim, a Impetus Hybrid reúne todos os itens anteriores e agrega sensor de chuva, painel digital de 7”, acabamento em couro e opcionais como o teto solar, custando R$ 146.990.

Comparativo com o Tera
Em paralelo, o novo rival direto, Volkswagen Tera, parte de R$ 99.990 com a versão MPI 1.0 MT parte, enquanto a TSI 1.0 MT custa R$ 116.990. Entre as automáticas, a Comfort TSI AT é vendida por R$ 126.990, e a High TSI AT chega a R$ 139.990. A configuração topo de linha, High + Pacote Outfit, custa R$ 142.290.
Ao comparar preços, nota-se que o Pulse parte de valor levemente inferior, mas o Tera oferece motorização turbo já na faixa dos R$ 116 mil, enquanto o Pulse atinge essa configuração no T200 AT. Conforme noticiado pela CNN Brasil, as versões híbridas do Pulse, por sua vez, superam os R$ 130 mil, sem concorrência direta no Tera, que por ora não oferece sistema híbrido.
A disputa entre Pulse 2026 e Tera promete ser equilibrada, com preços próximos e estratégias de equipamentos bem alinhadas. A Fiat aposta na atualização visual e na oferta de teto solar, enquanto a Volkswagen foca em um pacote de equipamentos incluindo controle de cruzeiro adaptativo (ACC), item indisponível no rival.

Por: Thiago Ventura