BYD King faz 44 quilômetros por litro sem usar combustível

Veículo de 235 cv e 80 km de autonomia EV foi avaliado pelo teste de economia do Inmetro, que mede uso extremo de carro plug-in

O novo BYD King chegou às concessionárias brasileiras no começo de julho contando com a divulgação de bons números de economia. O sedã híbrido plug-in apresenta consumo de até 44,2 km/l sem usar combustível. Entenda abaixo como isso é possível.

Os números são de fonte oficial: o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), promovido pelo Inmetro. Segundo o órgão, o BYD King GL, a versão de entrada, faz 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada. Já o King GS, que possui bateria maior, faz 44,2 km/l e 36,7 km/l respectivamente. Ambos os modelos receberam o selo Conpet de eficiência energética.

O BYD King está disponível em duas versões: GS e GL. A versão GS utiliza um motor 1.5 e baterias de 18,3 kWh, enquanto a GL tem um pack de 8,3 kWh.

Concessionárias, vendedores e influenciadores não tardaram a divulgar os bons 44,2 km/l do BYD King. Contudo, essa informação não é exatamente precisa. Isso porque o Inmetro divulga duas métricas, que, no caso de veículos híbridos, pode gerar uma confusão.

De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, segundo os testes, o mesmo King faz 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada quando roda apenas com gasolina. Como explicar tal diferença?

BYD King / Foto: Divulgação/BYD

A divergência acontece porque os números mais animadores acontecem quando o carro roda apenas em modo 100% elétrico.

O Inmetro precisa seguir a norma NBR 16567 para carros híbridos. Nesse teste, o consumo é medido no modo elétrico até que a bateria fique completamente descarregada.

Além do gasto energético, também é possível descobrir a autonomia. Os resultados são obtidos na métrica kWh/km, mas, para ser possível comparar com outros carros, os números são convertidos em km/l.

Além disso, é obtido o consumo energético, em MJ/km, outro parâmetro para comprar carros à combustão híbridos e elétricos.

No caso do BYD King, são 80 km de autonomia e 0,50 MJ/km de consumo energético no caso da versão top GS. Já o King GL tem 32 km e 0,54 MJ/km, respectivamente.

A título de comparação, o Corolla Altis Hybrid tem consumo de 1,21 MJ/km e faz 17,8 na cidade e 14,7 km/l na estrada.

A metodologia do Inmetro para carros híbridos plug-in mede os extremos: o consumo em modo totalmente elétrico e em modo totalmente à combustão. No entanto, esses modelos não são os mais comuns na vida real, já que o veículo seleciona as melhores de forma automática as condições para tráfego, geralmente alternando motor elétrico, combustão ou a combinação dos dois.

Ou seja, o consumo real do BYD King, que o consumidor poderia se basear para optar por esse ou outro carro não é conhecido. A medida de economia na cidade na versão GS seria algo entre 16,8 km/l e 44,2 km/l.

BYD King

O BYD King está disponível por R$ 175.800 na versão GL e R$ 187.800 na versão GS.

Ambos os modelos são equipados com um motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm, enquanto o motor elétrico entrega 180 cv e 32,2 kgfm na versão de entrada e 197 cv e 33,1 kgfm na versão topo de linha. A potência combinada é de 209 e 235 cv, respectivamente.

BYD King / Foto: Divulgação/BYD

A versão GS adiciona uma série de equipamentos de conforto e tecnologia, incluindo banco do passageiro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas e iluminação ambiente.

Itens de série em ambos os modelos incluem faróis e lanternas em LED, central multimídia de 12,8 polegadas, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, seis airbags e câmera 360°.

Por: Thiago Ventura

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