Marca chinesa amplia subdivisão de veículos grandes baseada em sedãs com novo modelo híbrido inspirado no King, recentemente lançado no Brasil
Na China, os sedans da BYD estão dando origem a uma nova linha de SUVs da marca. O primeiro SUV foi o Sea Lion 07, que deriva do visual do sedan Seal. Agora, é a vez do King emprestar seu design para um novo modelo chamado Sea Lion 05.
Tanto sedans quanto os dois SUVs derivados são parte da linha Ocean, que também agrega o Dolphin e o Dolphin Mini. Porém, os Sea Lion são parte de uma “subdivisão” focada em SUVs que tem um terceiro membro de número 06 vendido apenas na Austrália.
A estratégia não vale apenas para os SUVs da linha Ocean. O próprio sedan Seal teve seu nome atrelado a outros modelos, como o conceito Seal X e o Seal 06.
Visualmente, a dianteira do Sea Lion 05 foi, praticamente, “copiada e colada” do King. A grade apresenta o mesmo desenho, assim como faróis e entradas de ar laterais. A principal diferença é o para-choque, que foi levemente redesenhado.
Outra semelhança é a distância entre-eixos de 2,71 m que os dois compartilham. Já no comprimento, o SUV é um pouco menor que o sedan (4,71 m contra 4,78 m), mas o coloca bem próximo de um dos seus principais rivais na China, o Tesla Model Y (4,71 m).
Na traseira, o para-choque, assim como na frente, tem um desenho exclusivo, sendo mais alto que o do King. Já a lanterna também ocupa toda a largura do porta-malas, mas tem um formato um pouco mais arredondado.
De acordo com as últimas informações noticiadas pla CNN Brasil, o Sea Lion 05 terá duas versões, ambas com o mesmo conjunto mecânico híbrido, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (Miit).
Ele é composto pelo já conhecido 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm e um motor elétrico de 163 cv, praticamente o mesmo conjunto do King e dos SUVs Song Pro e Plus vendidos aqui no Brasil.
Sobre o desempenho, foi informado apenas que a velocidade máxima é de 180 km/h.
O Miit ainda não divulgou quais serão as baterias de cada uma das versões. Elas deverão ter tamanhos e, por consequência, autonomias diferentes. A principal evidência para isso é que a única diferença das versões mencionadas pelo ministério chinês é o peso, sendo uma de 1.635 kg e 1.765 kg.
Por enquanto, ainda não há data para o Sea Lion 05 estrear na China. Mas, de acordo com o que foi dito em novembro de 2023, durante o Salão de Guangzhou, o lançamento ocorrerá ainda em 2024.
Por: João Vitor Ferreira