Chevrolet Blazer renasce no Brasil como SUV elétrico

Veículo de 347 cv e uma das maiores autonomias do Brasil chegará ao mercado em breve.

O nome “Blazer” é bem querido pelos fãs da Chevrolet no Brasil, pois batiza um utilitário esportivo (SUV) que foi vendido por aqui entre 1995 e 2011. O modelo era derivado da Chevrolet S10 e ficou famoso pela robustez, tendo sido usado tanto por consumidores civis quanto pelas forças militares. Eis que o Chevrolet Blazer está de volta ao Brasil, mas, desta vez, como um SUV 100% elétrico que deverá ocupar o posto de carro mais caro da marca!

Se, no passado, o veículo — atualmente conhecido como TrailBlazer — era um SUV raiz com motor diesel e tração 4×4, o novo Blazer EV é um modelo completamente novo, desenvolvido na nova plataforma Ultium da GM voltada para carros 100% elétricos.

A novidade foi apresentada nesta semana e chega ainda em agosto ao mercado. O preço não foi revelado, mas deverá custar em torno de R$ 450 mil, mirando rivais elétricos de luxo da Mercedes e BMW.

A Chevrolet vai oferecê-lo em versão única, a esportivada RS, com potência de 347 cv, linhas arrojadas e muita tecnologia.

O Chevrolet Blazer EV tem 4,88 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,65 metros de altura e uma distância entre-eixos gigante de 3,09 metros. Mérito da plataforma voltada para carros elétricos.

Ele exibe linhas arrojadas dentro do novo conceito de design da GM e terá rodas de aro 21 e teto solar panorâmico. O porta-malas terá generosos 764 litros.

Equipado com um motor elétrico montado no eixo traseiro, o Blazer EV entrega um torque de 450 Nm.

O conjunto permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 190 km/h.

A tração traseira contribui para uma condução esportiva, alinhando-se ao apelo da versão RS. Nos Estados Unidos, ele é oferecido nas opções LT, de entrada, e SS, a top de linha.

Chevrolet Blazer EV: nova aposta da marca no Brasil / Divulgação

Com baterias de 102 kWh, o Blazer EV oferece uma autonomia de até 481 km, já de acordo com o padrão do Inmetro.

Isso coloca o modelo como o segundo veículo elétrico com maior autonomia no Brasil, atrás apenas do BMW iX xDrive 50, que alcança 528 km. O sistema de recarga permite até 22 kW em corrente alternada (AC) e 190 kW em corrente contínua (DC), proporcionando flexibilidade e rapidez na recarga.

O Blazer EV marca a estreia de uma nova geração de multimídia desenvolvida com o Google Built-in, eliminando a necessidade de um smartphone para projeção. Esse sistema inclui Google Assistant, Google Maps e Google Play nativos, além de ser capaz de traçar rotas otimizadas e sugerir postos de recarga no caminho, com base na autonomia da bateria.

A tela de 17,7 polegadas é a maior da categoria e, juntamente com o painel de instrumentos digital, de 11 polegadas, forma um cockpit digital avançado.

O novo Blazer tem frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão, assistente de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

A iluminação ambiente e a ausência de um botão de partida (o carro liga ao pisar no freio após fechar a porta) são detalhes que destacam o avanço tecnológico do modelo.

O lançamento representa o terceiro carro elétrico que a GM testa no Brasil, após o Bolt EV e Bolt EUV. A dupla não deu muito certo, mas, agora, a expectativa com o novo Blazer é renovada, já que o carro é completamente diferente.

Conforme as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, além dele, está confirmado o lançamento, ainda em 2024, do Equinox EV, com versões que alcançarão até 290 cv.

Por: Thiago Ventura

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias