Versão vai enfrentar os PHEV da BYD e terá nova família de motores à combustão mais eficiente
O lançamento da 13ª geração do Toyota Corolla está chegando. Ela está prevista para 2026, e as primeiras informações já começam a vazar na imprensa internacional.
De acordo com o site japonês Best Car, o novo Corolla vai adotar a nova família de motores à combustão que a Toyota está desenvolvendo, além de estrear a primeira versão híbrida plug-in (PHEV), que promete autonomia de até 2.100 km com um único tanque.
Outro detalhe é que as novidades chegarão não só para o sedã, como também para as versões hatchback, perua e até para o SUV Corolla Cross.
Os novos motores da Toyota estão sendo desenvolvidos para consumirem menos combustível e emitirem menos gases poluentes.
Segundo a publicação japonesa, as versões mais básicas adotarão o novo motor 1.5 aspirado, 130 cv e 15 kgfm. Ele também equipará as variantes híbridas plenas (HEV), mas entregará 100 cv e 13 kgfm, já que receberá auxílio de um motor elétrico que ainda não teve números divulgados.
Outras versões adotarão o motor 1.5 turbo de 130 cv e 23 kgfm, que substituirá o atual 2.5 aspirado. Essa é a opção mais cotada para o PHEV, afinal, o 2.5 é usado pela Toyota em diversos modelos híbridos da linha, incluindo o RAV4.
Para atingir a autonomia superior a 2.100 km esperada no seu híbrido plug-in e, acima de tudo, conseguir competir de igual para igual com os modelos da BYD, o foco da Toyota é aumentar a eficiência térmica dos seus novos motores.
A rival chinesa anunciou recentemente que o seu sistema híbrido plug-in é capaz de ter uma eficiência térmica de 46,06%. Porém, a linha atual da Toyota chega em apenas 41%.
Com a nova família de motores, a empresa japonesa utilizou a experiência obtida ao trabalhar com os carros a hidrogênio para aperfeiçoar a eficiência térmica de motores.
Como resultado, a Toyota pretende reduzir em até 30% o consumo de seus motores com os novos 1.5 aspirado e turbo e o novo 2.0 turbo, que também está em desenvolvimento e deve substituir o atual 2.4 turbo.
Outro detalhe que também vai melhorar a eficiência dos novos motores é o seu tamanho reduzido.
Além de mais leves, eles também poderão ser instalados em uma posição mais baixa, já que o curso do pistão é menor. Isso permitirá que designers criem carros com uma linha de capô mais baixa, melhorando a aerodinâmica dos modelos.
De acordo com as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, algumas projeções já circulam na internet, como a do canal do YouTube Theottle, que imagina um novo Corolla com capô menor, mais baixo, além de faróis mais estreitos e modernos.
O Corolla de 13ª geração ainda não teve uma data confirmada, mas espera-se que ele chegue ao mercado japonês em algum momento de 2026.
No Brasil, a produção do Toyota está sendo transferida da fábrica de Indaiatuba, que será fechada, para Sorocaba, ambas no interior de São Paulo. Se não houver nenhum imprevisto, é provável que o veículo chegue ao Brasil só em 2027.
Por: João Vitor Ferreira