Especialista explica a sequência correta de ações ao estacionar veículos com transmissão automática, evitando desgaste prematuro e trancos ao sair da vaga.
O Brasil abraçou o câmbio automático em 2022, quando as vendas de veículos equipados com essa tecnologia superaram as dos modelos com transmissão manual. Apesar da crescente popularidade, muitos motoristas ainda desconhecem os cuidados necessários ao operar um carro com câmbio automático, especialmente ao estacionar.
Um dos erros mais comuns ocorre no momento de estacionar o veículo, principalmente em subidas ou descidas. Conforme as últimas informações noticiadas pela CNN Brasil, a maioria dos condutores coloca a alavanca na posição P (parking) antes de acionar o freio de mão, uma prática que pode danificar a transmissão.
A sequência correta ao estacionar
O procedimento adequado é primeiro acionar o freio de mão, seja ele manual ou eletrônico, e só então posicionar a alavanca em P.
Esta ordem é crucial para evitar que o peso do veículo sobrecarregue o mecanismo de trava da transmissão.
Ao sair da vaga, o processo deve ser invertido: primeiro, tire a alavanca da posição P e coloque em N (neutro), depois solte o freio de mão.
Seguir essa sequência evita o característico tranco que muitos motoristas experimentam ao tirar o carro do estacionamento.
Prevenindo danos à transmissão
Adotar essas práticas corretas não apenas proporciona uma condução mais suave, mas também protege componentes vitais do veículo.
A transmissão automática é um sistema complexo e caro, e sua manutenção adequada pode prolongar significativamente sua vida útil.
Com o aumento da frota de veículos automáticos no país, é fundamental que os motoristas se eduquem sobre as particularidades desse tipo de transmissão.
Pequenos hábitos, como a ordem correta ao estacionar, podem fazer grande diferença na longevidade e no desempenho do automóvel.