Rock in Rio é palco para primeira aparição do inédito veículo da marca; modelo será divulgado integralmente em outubro e chegará ao mercado em 2025.
A Volkswagen revelou a primeira imagem e confirmou para outubro de 2024 a divulgação de um produto inédito. Trata-se de um B-SUV, conhecido informalmente como “SUV do Gol” ou pelo codinome AO. O modelo é um utilitário subcompacto que deve rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian, dentre outros.
O novo SUV da Volkswagen ainda não teve nome oficial revelado, mas a marca adiantou um enigma: terá cinco letras. Com isso, ficam afastadas hipóteses como “Gol” e “Gol Cross”. O modelo chega ao mercado no começo de 2025.
O carro faz parte do pacote de 16 produtos que a Volkswagen vai lançar no Brasil e região até 2028.
O novo SUV de entrada será o quarto desse tipo de carroceria da Volks no Brasil. A família será composta pelo novato, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan — por ordem de tamanho e preço.
Para tirar o B-SUV do papel, a Volkswagen recorreu à plataforma MQB, a mesma do Polo. O novo carro será produzido em Taubaté (SP), na mesma planta onde é feito o Polo Track. Além disso, o carro será uma variação do Skoda Fabia.
O novo carro será exibido num box surpresa em ativação no Rock in Rio 2024, festival patrocinado pela Volkswagen.
O carro tem dianteira inédita com linhas esportivas e modernas. Há ainda faróis e lanternas exclusivas e contará com DRL com assinatura visual da marca. Na lateral, o VW AO terá as mesmas portas do Fabia.
Em relação à motorização, o novo SUV da Volks deverá ser equipado com motor 1.0 tudo na configuração 170 TSI. São 116 cavalos de potência com etanol, ou 109 cv com gasolina, e torque de 170 Nm com ambos os combustíveis.
O câmbio será automático ou manual de seis marchas.
Volkswagen Golf GTI
No mesmo palco do Rock in Rio, a Volkswagen aproveita para apresentar a atual geração do Gol GTI Mk8,5. O carro vai voltar ao mercado brasileiro após um hiato de quatro anos, mas, desta vez, com outra proposta.
O hatch médio será vendido apenas na versão esportiva, como carro de nicho. Esse segmento praticamente acabou no Brasil e, agora, a Volks aposta nos puristas da velocidade. Conforme noticiado pela CNN Brasil, o GTI tem motor EA888 2.0 TSI com 265 cv e 370 Nm.
Por: Thiago Ventura