Projeto de Turismo em Furnas do Dionísio, proposto pela UEMS, será destaque no Programa Expedição MS da Rede Educativa

Fotos: Divulgação UEMS
Fotos: Divulgação UEMS

Neste último final de semana, a equipe de produção do Programa Expedição MS, da TVE/MS, braço televisivo da Rede E, a emissora pública do estado, desembarcou em Furnas de Dionísio, comunidade quilombola localizada no município de Jaraguari, distante 47 km da Capital.


Região rica em cultura e belezas naturais o Quilombo será destaque nos próximos episódios do Programa, que em formato de documentário, traduz em imagens as belezas cênicas e o patrimônio natural e cultural de diferentes locais de nosso Estado. Miranda, Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Anastácio, Aquidauana e Ivinhema já foram palco do projeto.


Com a apresentação da jornalista da Fundação de Turismo Débora Bordin, produção Executiva de Luciene Tanno, direção de Carlos Diehl, edição de Carlos Diehl e Reginaldo Silva, Imagens e Drone de Igor Foca e JP, assistência de imagens de Rogério Marçal, esta segunda temporada do programa explora o turismo de base comunitária que vem crescendo no Quilombo, e conquistando espaço no Estado.


Com inúmeras cachoeiras, nascentes de águas e a comunidade quilombola mais antiga do estado, a região teve seu potencial turístico desenvolvido a partir de uma parceira entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a prefeitura municipal, e associação comunitária de Furnas.
 

Segundo o diretor Carlos Diehl o programa buscou conhecer a história de formação da comunidade, entrevistando os netos do fundador e os guardiões da memoria local. “Junto à associação de moradores a equipe buscou entender como que funciona o turismo de base comunitária e o que o turista busca, que é viver a experiência local, como fazer a rapadura, comer a culinária local, dançar as danças como o Engenho Novo, fazer as trilhas, entre outras atividades. Mostramos também os principais atrativos de Furnas do Dionísio e retornamos em Jaraguari para mostrar a importância do ciclismo na região, além de apresentarmos dois atrativos que chamam atenção pela gastronomia, o Sítio Harmonia, com seu café da manhã pantaneiro e o Recanto da Elô, famoso pela premiada Paella Caipira e por sua trilha de cachoeiras, explicou o diretor Carlos Diehl.


Ouvida pela jornalista Débora Bordim, a coordenadora do Curso de Turismo da Universidade, professora Dra. Débora Fittipaldi contou que por meio do Projeto Estratégico de Desenvolvimento Social e Econômico das Microrregiões de Campo Grande, criado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), remanescentes de quilombolas e moradores de Jaraguari participaram, em 2020, de um curso de capacitação para monitores de turismo, além de uma série de outras ações e produtos, frutos desta parceria. “Ao todo, foram cento e vinte horas de curso de extensão com o objetivo de capacitar moradores da comunidade e do entorno de Furnas do Dionísio para a condução, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos na comunidade”, explicou a coordenadora.


Já o professor Dr. do curso e coordenador do Projeto de Extensão, Djanires Neto, detalhou que através do curso esses monitores adquiriram conhecimentos sobre os processos de planejamento, organização e condução de grupos em atividades de turismo comunitário e ainda para que a própria comunidade possa fomentar o turismo local, preparando para oferecer serviços de receptivo de qualidade aos turistas”.


Neto contou a apresentadora que o projeto de extensão ofereceu uma formação específica profissionalizante para monitor de turismo externo para essa comunidade. “Foi uma grande satisfação ter a Universidade dentro dessa comunidade, uma vez que um dos nossos compromissos institucionais é promover o desenvolvimento principalmente de população pouco assistida. A Universidade possui essa característica inclusiva e esse projeto vai abrir espaço para que moradores dessas comunidades ingressem na Universidade, em seus cursos de graduação e pós-graduação. E nós temos certeza de que a gente vem reafirmando nosso compromisso institucional de ir além dos muros da Universidade”, comentou o coordenador do projeto.


Expedição MS

O Programa Expedição MS da TVE/MS, tem por objetivo apresentar o potencial turístico das cidades e regiões de Mato Grosso do Sul e seu potencial de transformação social, mostrando também aspectos de sua cultura, história e economia.

Em sua segunda temporada o projeto ganha um formato mais dinâmico, onde a apresentadora interage com as pessoas e os atrativos, além da participação de toda a equipe, que vira apresentador, através dos registros feitos pelo celular, numa mistura de linguagens, que também conta com drones, GoPro e outras câmeras portáteis.

O Programa, que tem a apresentação de Débora Bordin, produção Executiva de Luciene Tanno, direção de Carlos Diehl, edição de Carlos Diehl e Reginaldo Silva, Imagens e Drone de Igor Foca e JP e assistência de imagens de Rogério Marçal, é exibido mensalmente na Rede E, pelos canais 4.1 e 4.2 e nacionalmente pela TV Brasil, da EBC.

Fonte: UEMS – Fotos: Divulgação UEMS

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias