Cerca de 18 mil candidatos realizaram as provas das 1ª, 2ª e 3ª etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS 2025 neste domingo, 8. As avaliações presenciais foram aplicadas em 11 municípios de Mato Grosso do Sul e o processo seletivo é destinado aos alunos do Ensino Médio, que realizam três provas objetivas com 60 questões de múltipla escolha ao final de cada ano letivo e uma redação na terceira etapa.
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular e PASSE UFMS, Anderson Viçoso, comemorou o aumento do número de inscritos este ano. “No Vestibular, tivemos cerca de 20 mil candidatos e agora no PASSE UFMS, cerca de 18 mil. Ficamos muito felizes com esse crescimento, é importante abrir as portas para este tipo de processo seletivo, que é diferente do Vestibular, tem uma concorrência menor e a entrada direta do terceiro ano, é muito importante para a Universidade”.
Segundo o professor Anderson Viçoso, o processo seletivo é democrático em relação ao conteúdo cobrado. “Eles fazem a prova no primeiro ano, somente com o conteúdo do primeiro ano; segundo ano, somente o conteúdo do segundo ano; e o terceiro ano, só o terceiro ano, mais a redação. Isso tudo é somado e ele escolhe o curso na terceira etapa. É um processo seletivo de ingresso da Universidade, com a mesma quantidade de vagas do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e estamos tendo uma procura muito significativa”, acrescentou.
Na manhã de aplicação das provas, a movimentação somava os candidatos e suas famílias, que deram apoio e tranquilizaram a ansiedade neste momento. “É muito importante pra mim, fico muito feliz em ter eles aqui, é um bom incentivo”, contou a candidata Júlia de Oliveira Santos, que chegou a Cidade Universitária acompanhada dos seus pais para a primeira etapa da prova. “Estou confiante, revisei e quero fazer Psicologia aqui na UFMS”, enfatizou.
O candidato João Vitor Firmino da Silva é morador do município de Camapuã e viajou com a família para prestar a primeira etapa. “A expectativa esta boa, quero entrar na Universidade no futuro, então já comecei o PASSE para entrar. É muito bom ter o apoio aqui, você se sente mais tranquilo do que estar aqui sozinho”, afirmou.
Para Brenda Duarte Simões, a escolha do curso é óbvia: Medicina. “Eu estou muito ansiosa, me preparei bastante e estudei muito, quero tirar uma nota alta porque quero passar no Curso de Medicina aqui na UFMS e, se Deus quiser, tirar uma nota boa para conseguir isso!”. Já Jhulie Cance Silva da Silva também veio do interior do Estado acompanhada da mãe para realizar a avaliação. “É ótimo ter ela aqui, ajuda a acalmar. A expectativa é boa, mas estou nervosa, escolhi fazer o PASSE UFMS para somar [as notas] e passar para a faculdade”, comentou.
Os pais que acompanharam os filhos nos locais de aplicação das provas também estavam ansiosos. “Eu estudei na UFMS, então é muito bacana esse sentimento de estar trazendo ele aqui já para fazer essa prova. Acho que a gente fica mais preocupada, ele disse que eu podia ir, mas falei ‘não, vamos descer pra ter certeza que você vai entrar no lugar certo’”, disse a egressa Patrícia Guedes.
Já para repórter fotográfico Nildo Campos, o desejo é que a filha continue o legado da UFMS na família. “É uma emoção muito grande, eu tenho um filho que é estudante aqui da UFMS e agora ela, se Deus quiser. É uma menina muito determinada e focada, ela quer estudar aqui e ela me disse ‘pai, eu vou conseguir’, e eu acredito muito. Eu trouxe ela até aqui, fiquei observando ela subir os degraus e parece que eu que vou fazer a prova, a ansiedade toma conta, mas ao mesmo tempo, você tem que tranquilizar ela e dizer que ela vai conseguir e vai dar certo”, pontuou.
Neste ano, a redação da 3ª etapa do PASSE UFMS teve como tema o Ensino a Distância (EAD): entre os problemas enfrentados na modalidade e a importância do acesso à educação. Para o candidato Luiz Eduardo Siqueira, a última etapa da avaliação marca o final de um ciclo e a expectativa de ingresso no ensino superior. “Eu fiz a 1ª, 2ª e hoje eu concluo a 3ª etapa. Eu achei a prova bem desenvolvida, não foi tão complicada, consegui fazer a redação tranquilamente, o tema foi muito bom”, comentou.
Vitória Silva Barão, que realizou a 3ª etapa da avaliação, explicou que a preparação para esta fase foi maior, e por isso, estava mais tranquila. “O tema da redação foi fácil, eu achei um pouco complicado pensar em repertórios, mas foi algo que todo mundo que estava aqui na prova viveu”. O candidato Vinícius Cardoso Garcia também realizou a 3ª etapa e saiu confiante do local de prova. “Eu acho que fui bem, com um bom desempenho, o tema da redação eu tinha conhecimento. Fiz todas as etapas do PASSE UFMS desde 2022 e planejo ingressar no Curso de Arquitetura e Urbanismo”, finalizou.
Fonte: UFMS fotos e texto : Rúbia Pedra