SNT 2024: Detran debate com profissionais e estudantes a crise da saúde pública causada por sinistros de trânsito

No último dia 20 de setembro, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou um seminário envolvendo profissionais da saúde e acadêmicos das ligas universitárias de medicina.

O evento contou com o apoio da Uniderp, onde foi realizado. “O seminário foi de extrema relevância não só para os ligantes, mas também para todos os acadêmicos dos cursos da saúde, pois vivemos diariamente em uma batalha no atendimento ao traumatizado. Temos que reforçar cada vez mais a importância da prevenção dos acidentes, uma vez que isso pode gerar um impacto positivo na morbimortalidade por trauma”, disse o professor André Luiz Hoffmann, da Uniderp.

As discussões foram mediadas pelo oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS, Victor Pavarino, que será o mediador das duas mesas de discussão. “É muito importante a participação de profissionais da saúde nessa discussão de trânsito. É uma ação muito certa do Detran de Mato Grosso do Sul envolver esses profissionais, pois os sinistros são uma questão de saúde pública”, afirmou Victor Pavarino.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo explica que a participação de profissionais e estudantes da área de saúde em ações de trânsito vem acontecendo em parceria com o Detran-MS desde de maio. As ligas de trauma e pediatria participaram junto ao órgão, de ações do Maio Amarelo e a Santa Casa de Campo Grande é parceria na criação do vídeo documentário “Uma escolha, muitas vidas”. “É muito bom ver esse segmento da saúde se envolvendo conosco nessa discussão, buscando formas de conscientizar a população para um comportamento seguro no transito”, disse Andrea Moringo.

O evento teve a participação de professores da Uniderp, UFMS e UCDB, assim como representantes do Corpo de Bombeiros, Santa Casa e SAMU.

Fonte: Detran/MS – Por: Emmanuelly Castro – Foto: Rachid Waqued

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias