
A semana começa com tempo firme e sol predominante em Mato Grosso do Sul, influenciado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. No entanto, a tranquilidade climática pode ser interrompida por pancadas de chuva pontuais em diferentes regiões do Estado, com possibilidade de tempestades isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento — especialmente nas regiões central e nordeste.
De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas variam conforme a região. No sul e sudeste, os termômetros devem marcar mínimas entre 16°C e 18°C, com máximas de até 25°C. No sudoeste e Pantanal, os valores sobem um pouco, ficando entre 22°C e 30°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros variam de 20°C a 30°C. Em Campo Grande, a semana começa com mínima de 19°C e máxima de 29°C.
A partir de terça-feira (15) até quinta-feira (17), o tempo segue com predomínio de sol, mas a nebulosidade aumenta. A combinação entre umidade, passagem de cavados e áreas de baixa pressão atmosférica traz a possibilidade de chuvas fracas a moderadas em diversas regiões do Estado.
Esse cenário meteorológico favorece a formação de nuvens carregadas e pode provocar acumulados de chuva superiores a 30 mm em 24 horas, principalmente nas regiões centro-norte, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul.
A recomendação é para que a população fique atenta às atualizações meteorológicas, especialmente quem vive em áreas mais suscetíveis a alagamentos ou descargas elétricas.
Edição: Mato Grosso do Sul-Notícias * com informações do CEMTEC