
Júnior Sanches é acadêmico do curso de Matemática da UEMS em Dourados
O acadêmico do curso de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados, Júnior Sanches, de 23 anos, da Etnia Kaiowá, residente da Aldeia Jaguapiru, foi eleito Mister Indígena Dourados 2025 .
Ele ressaltou que está muito feliz em ser eleito Mister e sabe da importância de representar os jovens indígenas de Dourados. “Foi uma trajetória bem difícil, mas que no final é gratificante. Eu também entendo essa responsabilidade, que é poder representar as três etnias que compõem a minha comunidade, isso é uma honra imensa! Carregar no meu peito a força do meu povo, mostrando as nossas riquezas, as nossas belezas culturais e também ser um porta-voz das nossas aldeias e retomadas”, disse o acadêmico.
Para Júnior, a educação e em especial a UEMS tem aberto portas para ele e para sua comunidade. “A UEMS é quem me acolheu, é quem me abriu as portas, não só para mim, mas para a minha comunidade indígena aqui do Estado, fora do Estado também, mostrando para nós a verdadeira importância da educação nas nossas vidas. E ela representa uma forma real de formar profissionais indígenas, lideranças indígenas ocupando cargos importantes nas nossas aldeias, fortalecendo a nossa luta pelo direito e valorizando os nossos saberes tradicionais dentro do espaço acadêmico”, ressaltou o Mister.
Sanches cursa o 3ª ano de Matemática e escolheu a área pela necessidade que via dentro de sua comunidade. “Hoje são poucos os professores ou pessoas que trabalham nessa área de matemática na minha comunidade, com pesquisas. Então, foi o meu interesse maior de poder também contribuir através daquilo que eu também já sei, daquilo que eu tenho facilidade, que é na matemática, de poder contribuir para a minha comunidade através de pesquisas e através daquilo que eu vou aprender também”, contou.

Fonte: UEMS – Por: Eduarda Rosa